6.8.12

Privatização da RTP: somos parvos mas não tanto assim



Pedro Santos Guerreira explica hoje, em Editorial do Jornal de Negócios, o que parece tão óbvio que até faz impressão! Mas a caravana passa ─ essa é que é essa...

«O Governo ainda não sabe bem o que quer, mas o ponto de partida é fechar o segundo canal e vender a sua licença, mantendo a RTP 1. (...)

Um Governo que sempre quis privatizar a RTP não sabe afinal o que quer, nos meses de comer bivalves quer uma coisa, nos outros meses muda de camisa. (...) Promete-se fazer contra ventos, marés e adasmatores mas quando se pergunta o quê, a quadrícula é não sabe/não responde. (...)

Se o Estado alienar a licença da 2 e mantiver a 1, o que está a fazer é a criar mais um canal comercial. Em vez de dois canais e meio (a RTP tem metade do espaço publicitário dos canais privados), passará a haver três canais e meio. Para o Estado, o interesse desta operação só surge do eventual encaixe com a venda da licença. Os custos da RTP não reduzirão substancialmente em relação ao trabalho que já está a ser feito hoje. E a tentação política de lá mandar mantém-se intacta. Genial, não é? (...)

A privatização da RTP já foi anunciada muitas vezes. Nunca se fez. Agora, é refinado: pode fazer-se sem se fazer. Os privados sofrerão a pior das pressões, a da falta de dinheiro. É a concorrência, estúpido. Mas não façam de nós parvos. Isto não é privatizar a RTP, isto é manter a RTP no Estado e fragilizar os privados com mais um canal. Se quer ser sério, o Governo só tem três alternativas: ou cancela a privatização, define quanto vai pagar pelo serviço público e assume o ónus da impopular reestruturação da empresa; ou fecha a RTP, o que é impossível; ou privatiza a sério, explicando aos contribuintes que vai continuar a pagar para ela ser atractiva. O resto é encenação. Mal intencionada. E pérfida.»
.

2 comments:

João Nogueira dos Santos disse...

Qualquer estudante de primeiro ano de gestão aprende que quantos mais concorrentes num sector, menores são as receitas que cada player vai ter, fruto da concerrencia acrescida de preço e numero concorrentes que disputam o mercado. A privatização da RTP 2 ou 1 é inexplicável à luz de qualquer racionalidade económica. Por outras palavras, nós contribuintes vamos ter de pôr muito mais dinheiro na "amputada" RTP porque as receitas que esta vai ter cairão drasticamente com a entrada de um novo concorrente (e não os custos). Das duas uma, ou se privatiza TODA a RTP, para os contribuintes nao terem de por lá mais um centavo, ou se mantém TODOS os canais para que a RTP possa custar o minimo possivel aos contribuintes. O que o governo quer fazer, é explicável, é mais um assalto ao bolso dos contribuintes, desta vez, bem à vista de todos. Alguem sabe onde se pode assinar a petição contra a privatização da RTP?

Joana Lopes disse...

Conheço este Manifesto, mas não sei se chegou a ser transformado em Petição.