Foi a esta hora que a fotografia foi tirada, há 39 anos. Sim, sou eu, no largo do Corpo Santo, em Lisboa, pelas 11 da manhã, quando ainda nada estava definitivamente decidido.
Há várias horas que andava pelas ruas e tinha acabado de perguntar a um soldado, empoleirado naquele chaimite, o que é que se passaria a seguir. Que não sabia, mas que tudo ia correr bem. E eu também não duvidei, nem por um minuto que sim, que ia acabar o pesadelo em que vivera desde que tinha nascido. Nunca me passou pela cabeça temer o que quer que fosse.
Era quinta-feira, como este ano. Mas se o céu está hoje bem mais quente, e o dia muito mais radioso, é só por uma daquelas ironias contraditórias da história. 2013 tem o 25 de Abril mais cinzento que alguma vez imaginei viver. Mais tarde irei para a rua, como sempre, mas com um cravo vermelho de raiva – que ninguém me peça alegria, hoje é um dia de luta.
..
2 comments:
Uma Chaimite é um blindado que tem pneus de borracha, de uma borracha especialmente resistente, planeada para a contra-guerrilha em solo africano. O que está na imagem é um tanque de lagartas.
Quem sabe, sabe, João.... Ignorância total, da minha parte, quanto a esses objectos.
Enviar um comentário