18.11.13

Entretanto no Chile



Embora, contrariamente às expectativas, Michelle Bachelet não tenha vencido já na primeira volta das eleições presidenciais que ontem tiveram lugar, bateu claramente a sua adversária mais directa, a candidata da direita Evelyn Matthei, por 46,68% dos votos contra 25,01%. Pela primeira vez o voto foi voluntário em presidenciais e a abstenção foi cerca de 50%.

Duas candidatas, dois passados: «A ex-presidente socialista Michelle Bachelet é filha do general Alberto Bachelet, que pagou com a vida a lealdade à Constituição por se recusar a participar no golpe contra o presidente Salvador Allende, em 11 de setembro de 1973. A concorrente, da direita, Evelyn Matthei, é filha de Fernando Matthei, antigo membro da junta militar, processado pela sua participação na tortura, e consequente morte, do seu antigo amigo e camarada de armas, o general Bachelet.
Na infância, eram amigas, unidas pelas carreiras dos pais na Força Aérea, mas a vida separou-as. Enquanto Bachelet viveu no exílio, na RDA, onde teve de terminar os estudos de Medicina, Matthei desfrutava, no Chile, dos benefícios de ser filha de uma das figuras mais destacadas do regime de Pinochet, o que lhe abriu as portas da política.»

Desde o referendo de 1988, de que resultou a saída de Pinochet, que não havia eleições tão polarizadas em termos ideológicos, numa campanha em que foram discutidas grandes reformas políticas, económicas e sociais.

Recorde-se que, no Chile, o Presidente é o chefe do poder executivo e é eleito por um período de 4 anos ou mais, sem reeleição consecutiva, e que MB já exerceu o cargo entre 2006 e 2010. Porque a Constituição assim o estabelece, as eleições parlamentares são realizadas em conjunto com as eleições presidenciais e uma das novidades das que ontem tiveram lugar foi a eleição de vários ex-líderes estudantis da contestação de 2011, entre os quais a bela e mítica Camila Vallejo.

No dia 15 de Dezembro se confirmará se / que Michelle será a nova inquilina do também mítico Palácio de La Moneda. 

(Fontes 1 e 2.)
.

0 comments: