12.11.13

Este arco que nos governa



No Público de hoje (sem link), José Vítor Malheiros analisa bem o significado de expressões a que nos vamos habituando sem termos a consciência plena do seu peso e do alcance da sua utilização sistemática e perseverante: «arco da governação» e «arco da governabilidade». Vale a pena ler este excerto e parar para pensar.

«O que quer dizer "arco da governação"? A expressão foi inventada por Paulo Portas e representa os três partidos políticos mais à direita no espectro parlamentar: o CDS, o PSD e o PS. Os três partidos que assinaram o memorando da troika.

Para o CDS a expressão vale ouro. Num sistema que funciona garantindo a alternância entre PS e PSD, o "arco da governação" foi a sua maneira de meter o pé na porta e garantir a entrada na primeira divisão. "Eu também! Eu também sou da governação!" E é verdade. O CDS tem estado em coligação em vários Governos, ajudando o PSD ou o PS a garantir a maioria que lhes forneceu apoio parlamentar.

Depois do "arco da governação" Portas lançou o "arco da governabilidade", esticando um pouco mais a corda. Se o "arco da governação" podia ser definido como o conjunto de partidos que "têm governado" nos últimos anos, o "arco da governabilidade" é o conjunto dos partidos que "podem governar", os partidos que podem garantir que o país é governável.

O problema com essas expressões é que são ambas expressões de propaganda, que têm o objectivo de excluir do panorama político e mediático as forças mais à esquerda.

Usar a expressão "arco da governabilidade" para representar a tríade PS-PSD-CDS é equivalente a proclamar um direito natural destes partidos a governar e a proclamar a não-naturalidade da participação de outros partidos no Governo. Um Governo com o PCP? Com o BE? Hmmm... não sei... não fazem parte do "arco da governação", pois não?

A colagem de epítetos aos partidos sempre fez parte do debate político, com o intuito de criar divisões ou forçar alianças, de promover ou atacar esta ou aquela força. O que é novo e surpreendente é o facto de expressões deste tipo, politicamente marcadas, criadas para ser usadas no combate político, carregadas de uma intenção de segregação de uma parte do espectro político, serem usadas por pivots de telejornais, por jornalistas e comentadores de jornais, por académicos e responsáveis políticos mesmo quando possuem um dever de neutralidade e mesmo quando pensam estar a ser equidistantes.» 
.

0 comments: