27.12.13

Nós e o Professor Pardal



«Há quem julgue que Portugal precisa de um Professor Pardal para nos explicar como nos devemos comportar, como devemos fazer leis, como devemos comer e como nos devemos vestir. Todos gostam do Professor Pardal mas, quase sempre, os seus inventos provocam destruições.

Temos muitos Professores Pardal disponíveis por aí: o professor FMI, a professora Comissão Europeia e a professora Angela Merkel. Todos acham, em nome da dívida e do défice, que Portugal deve ser assim ou assado. (...)

Em Portugal, há quem julgue que há mentes iluminadas na Europa e nos EUA que pensam por nós. Mas desde que os ingleses nos ofereceram o Tratado de Methuen e nos disseram como deveria ser a nossa indústria que se percebe que não há almoços grátis. Tudo se paga com juros altos. (...)

Portugal, como os outros países latinos, é diferente dos do Norte da Europa. Por isso uns comem bacalhau fresco, outros em filetes e alguns, salgado. Não há uma receita única, como julgam algumas mentes pretensamente cosmopolitas da nossa elite. Nestes dias deveríamos, ao olhar para a mesa, pensar nisso.»

Fernando Sobral

0 comments: