17.2.14

Homer Simpson e os festejos do 25 de Abril



«Homer Simpson sabe como é o delírio político. Por isso diz: "Existem três maneiras de fazer as coisas: a maneira certa, a maneira errada e a minha maneira, que é igual à maneira errada, só que mais rápida".

Influenciada por este mentor ideológico, a classe política portuguesa espera-se para superar Homer. Assim, como tem um défice de utopias para partilhar com o povo, dedica-se a delirar. A prova desta irresistível atracção pela política dos carrinhos de choques está no Woodstock à portuguesa que decorreu há dias no Parlamento. O objectivo do "sit down, tune in e drop out" foi delirar sobre a forma de se comemorar os 40 anos do 25 de Abril. A tempestade criativa transformou-se naquilo que se espera da classe política nacional: as ideias ou são básicas ou dançam na maionese. (...)

Há, claro, um problema: a austeridade refreou a ideia de festa e não há dinheiro para tudo. Assim, como chefe do departamento de delírios institucionais, Assunção Esteves colocou a hipótese de se recorrer ao mecenato para pagar as comemorações. Ou seja, o "25 de Abril é patrocinado pelo gel de emagrecimento Adelgaçante" ou "o 25 de Abril é oferecido aos portugueses pelos limpa-chaminés Varre Tudo". A banda que toca o hino iria com uma farda de um hipermercado.»

Fernando Sobral, no Negócios de hoje.
.

0 comments: