4.3.14

Léon – versão 1 e versão 2



Como já referi anteriormente, a verdadeira colonização espanhola da actual Nicarágua teve início em 1524, com a fundação de Léon e de Granada.

Mas quando se fala hoje de Léon, onde estou desde ontem, não é da cidade fundada por Francisco Hernández de Córdoba, que se trata. Essa chamava-se Santiago de los Caballeros de Léon e a actual, situada a 30 quilómetros da primeira, é Léon Santiago de los Caballeros .A cidade primitiva (ver ruínas no vídeo) encontrava-se numa região especialmente vulcânica e sísmica e, após um terramoto que teve lugar em 1610 e que a arrasou, foi decidido criar uma outra, de raiz, numa localização menos perigosa.

A «nova» Léon é bem mais agradável do que Manágua, embora também pobre, tem muito movimento, muitas igrejas herdadas da colonização espanhola, com especial relevo para a Catedral (Insigne y Real Basílica Catedral de la Asunción de la Bienaventurada Virgen María), situada na grande praça central. É nessa praça que se encontra também o Palácio Tridentino, onde funcionou a primeira universidade fundada em 1813. Estão sepultados na catedral vários poetas (Léon orgulha-se especialmente dos seus), entre os quais o mítico Rúben Dario.

Para hoje nova etapa: irei até Granada.



.

0 comments: