18.5.14

Cavaco e Ronaldo 2.0



Nesta bela manhã de Verão adiantado, a prosa de Vasco Pulido Valente, no Público de hoje, tem graça. Humor negro, mas é o que se pode arranjar.

«Segundo o dr. Cavaco, a China deve fazer de Portugal o seu “ponto de entrada” na Europa e poderemos por isso esperar daqui a pouco tempo dezenas de milhões de chineses a desembarcar por essa costa com biliões de coisas para vender à Finlândia ou à Dinamarca, a pretexto de que Sines fica mais perto dos mercados do que, por exemplo, Dover ou Southampton. E Cavaco não pára nesse pequenino “ponto”, quer também que Portugal sirva de intermediário entre Pequim e os PALOPS, que andam ansiosos por arranjar quem tome conta deles, para os defender da roubalheira geral do Ocidente. Esta parte “triângulo” da teoria mostra bem a profundidade de espírito do nosso inspirado Presidente.

Só que o sr. Xi, apresentado ao ilustre representante dos nossos navegadores, e pretendendo ser amável, puxou pela cabeça e, depois de muito puxar, saiu com um único nome: Ronaldo. (...) Na bruma, que certamente é o resto da terra para um mandarim, o sr. Xi não se lembrou de mais nada sobre Portugal. Na sua sereníssima cabeça, Portugal é Ronaldo e foi mesmo uma trabalheira para o convencer que o próprio Cavaco, apesar da sua idade avançada, não era Ronaldo.» 

1 comments:

Niet disse...

É certo que VPV nos ultimos tempos já tinha ultrapassado a linha vermelha do decoro e da vergonhosa prosa lambida, atacando a memória de dois heróis do 25 de Abril...Caso único e demasiado funesto e grave no conjunto inolvidável das suas crónicas,segundo as " contas " que realizei, sendo um dos seus compulsivos leitores,de há muito. Agora, para se " refazer " do deslize inacreditável, está-nos a vender, como diria o Kundera, um celiniano tralala. Salut! Niet