29.6.14

O País não é uma empresa



«Um país não é definitivamente uma empresa. Um país não abre falência. Um país, ao contrário de uma empresa, não produz para fora. (...)

Fico arrepiado quando vejo um ministro definir uma estratégia de internacionalização. E economistas, que nunca geriram empresas, a entrar na conversa, recomendando aos empresários go West, todos para o Brasil e outras coisas do género.

Nada contra os desígnios nacionais. Mas o capitalismo iluminado do Estado conduz muitas empresas ao desastre. Internacionalizar, ou simplesmente fazer negócios lá fora, é um processo de racionalidade empresarial. Não uma missão patriótica.

Para um ministro é tão sedutor conduzir empresas em nome da competitividade nacional como para o empresário é aliciante a ideia de gerir um país à imagem da sua empresa. Em ambos, os resultados são igualmente intoleráveis.

A racionalidade da gestão empresarial levaria, por exemplo, ao encerramento dos tribunais, porque não são rentáveis e só dão encargos. Todas as escolas e bibliotecas teriam de fechar. O Estado corta salários, congela novas admissões, faz isso um ano, dois anos, três, contém a despesa, mas degrada a administração pública e os serviços prestados aos cidadãos. Uma empresa, assim, seria varrida do mercado.»

Sérgio Figueiredo

0 comments: