18.8.14

Catalunha, dois países





Hoje foi dia de visitar o Mosteiro de Monserrart, perto de Barcelona, empoleirado no meio de montes com rochedos estranhíssimos, boleados, e com a sua famosa Virgem Negra ou La Moreneta, padroeira da Catalunha. Ainda por lá vivem 70 monges beneditinos que mantêm um complexo conjunto que inclui um hotel, uma escola, um coro de pequenos cantores, lojas, etc., etc.


Depois, foi longa a viagem, com muitos quilómetros em estradas com todas as vantagens europeias, sem burros etíopes, nem crateras como em alguns outros países por onde tenho andado, é certo, mas sem grande graça. Deu para dormir… 

Entrei em França, mas não saí da Catalunha, estou agora numa bela cidadezinha que não conhecia – Perpignan – onde há bandeiras catalãs por tudo quanto é sítio (Hôtel de Ville incluído), algumas delas expressamente separatistas. Ficam algumas fotos, amanhã é outro dia e há muito para ver.



 .

1 comments:

jvcosta disse...

Bela imagem. A Catalunha é a terra do românico em Espanha. Entre nós, há muita gente que se maravilha com o gótico, no que têm razão mas sem ser à custa do românico. Os catalães têm o românico muito bem preservado e até transferiram frescos inteiros para o museu do românico.
O nosso Minho é riquíssimo em românico, mas quanta gente já foi a S. Pedro de Rates? E quantas igrejinhas estão fechadas e é preciso indagar qual é a velhota que tem a chave? Somos mesmo primitivos...