10.8.14

Os idiotas somos nós



«Recuámos anos em semanas. Reguladores literalmente a reboque da situação. Mercados desacreditados. Perplexidade na política. Justiça relapsa. E os jornais, num inacreditável e generalizado aplauso a esta gente toda, quando deveriam estar a questioná-la incisivamente sobre a razão fundamental da sua existência.

O BES é um escândalo financeiro, o mais grave da nossa história económica. Não é o pecado original. Porque na origem estão a fraude, a mentira e outros crimes económicos cometidos em doses maciças e debaixo desta complacência colectiva. (...)

Todos cumpriram afinal o seu dever. A verdade é que o sistema funciona e a democracia bate palmas: os poderes reguladores do Estado controlaram a situação, o poder judicial vai investigar e julgar até às últimas consequências e o quarto poder continuará a exercer a função independência.

Todos juntos, porém, construíram este gigantesco cilindro que está a terraplenar a credibilidade do País, a soterrar as pequenas poupanças e a matar a confiança de grandes investidores. A Bolsa portuguesa perdeu três vezes mais do que as outras. Foi uma semana dos diabos. Mas a culpa é de Obama no Iraque e de Israel em Gaza...

O resgate ao BES é bom, o Banco de Portugal é sério, a CMVM é firme, as assembleias de accionistas são afinal encontros evangélicos do Reino de Deus, os jornalistas não têm culpa nenhuma e a KPMG está inocente. Nós, os homicidas financeiros, os negligentes colectivos, nós é que somos todos uns perfeitos idiotas.»

Sérgio Figueiredo

0 comments: