28.10.14

No reino da zaragata



«Quem governa Portugal? Presume-se que Pedro Passos Coelho, o primeiro-ministro. Mas, por vezes, há dúvidas. Não será Tulius Detritus, o mestre da arte da discórdia que Júlio César enviou para conquistar a aldeia gaulesa de Astérix?

Desde os primórdios da sua chegada ao poder que a estratégia política do Governo tem sido dividir para reinar. É certo que dividiu tanto que acabou por se dividir a si próprio. Mas conseguiu colocar jovens contra idosos, funcionários do sector público contra os do sector privado, reformados contra trabalhadores no activo. (...)

Passos Coelho, como todos os governantes que se afundam devagarinho nas águas movediças que criaram, ataca os media, o melhor saco de pancada para políticos sem rumo. O seu destino está traçado. Agora Passos Coelho só se quer salvar e tentar um milagre nas eleições. Mas antes, provando a capacidade de reforma de que sempre deu mostras, conseguiu o milagre da multiplicação: depois de mais uma trapalhada no OE, criou um IRS com dois sistemas, um para quem tem filhos, outro para quem não tem. E o cidadão que escolha o que quer. Se se enganar, ganha o fisco. Portugal transformou-se na aldeia idealizada por Tulius Detritus. Por obra e graça de Passos Coelho.»

Fernando Sobral

0 comments: