15.12.14

Máquinas voadoras



«Leonardo da Vinci sonhou, um dia, criar uma máquina que permitisse aos homens voar como os pássaros. Na TAP parece existir a vontade de uma companhia aterrar para sempre.

Ícaro chegou à transportadora aérea nacional: o sonho da liberdade através da privatização está a fazer com que a cera das asas derreta. Porque todos querem voar junto do seu sol. E este é inclemente para quem desafia as leis da sensatez. Há anos que a privatização da TAP é uma obsessão. Agora também, a acreditar na semântica quadrada do ministro Pires de Lima, ela tem de se fazer "por convicção". Ou seja, a lenda cria o facto, a ficção cria a realidade. (...)

O Governo, "por convicção" esquece bondosamente, como aconteceu com o corte da ligação para a Guiné-Bissau, que pressionou politicamente para que a operação fosse retomada. Mostrando que ter uma voz na TAP faz parte do poder político e estratégico do país. Se deixar de o ter, tal como na PT, perderá mais um braço armado. E já não restam muitos. É aqui que a "convicção" e o interesse nacional divergem. E a questão nem sequer é ser a favor do estatismo ou da economia privada. É de sensatez.»  

Fernando Sobral

0 comments: