28.9.16

Trump e a vitória do populismo



«No rescaldo do primeiro "round" televisivo, que decorreu na madrugada de segunda-feira, os líderes de opinião e as sondagens efectuadas logo a seguir ao debate convergiram na mesma direcção: Hillary bateu Trump nesta primeira batalha de argumentos.

Este facto, contudo, está longe de significar que Hillary Clinton tem o caminho aberto para chegar à Casa Branca. Trump fez-se candidato a Presidente com base num discurso populista, em matérias como a migração e a segurança, o qual marca pontos junto do eleitorado. Trump diz mal dos hispânicos. E depois? Os brancos representam 65% da população norte-americana e estão assustados com o crescimento demográfico dos latinos e dos afro-americanos no seu país. A resposta básica para os seus medos está, por exemplo, no muro a construir na fronteira entre o México e os EUA prometido por Trump.

O candidato republicano pode até repugnar pelos valores que defende, mas tem a fórmula mágica para captar a simpatia dos eleitores – soluções simples para problemas complexos. A mesma receita que explica a força crescente da extrema-direita na Europa, a qual está cada vez mais próxima do poder. Essas soluções podem ser desmontadas, como o fez Hillary no primeiro debate com Trump, mas continuam a ser magnéticas. (…)

O facto de Donald Trump ter chegado a este patamar, onde disputa taco a taco as presidenciais norte-americanas com Hillary Clinton, já é por si uma vitória estrondosa do populismo e um sinal de degradação de um sistema de representação política em que os cidadãos não se revêem. O sucesso de Trump, neste sentido, é uma vergonha para a democracia.»

Celso Filipe

0 comments: