15.3.17

FSCH contra o fascismo


«Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial promovido pela ONU, 21 de março será também o dia em que antifascistas que trabalham e estudam na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, em Lisboa, assim como ex-alunos e alunas, se juntam para comemorar a Primavera.

Nos últimos dias a FCSH tem sido notícia na polémica levantada pelo adiamento de uma iniciativa. Independentemente dos argumentos sobre este adiamento, queremos reafirmar o compromisso com uma cultura de conhecimento crítico, de ensino plural e de liberdade de expressão que tem caracterizado a FCSH ao longo dos tempos e que, estamos certos, continuará a ser uma marca fundamental desta instituição de ensino.

Não seremos intimidados por grupos radicais de extrema-direita que aproveitam o momento para denegrir a faculdade e os seus diferentes órgãos legítimos de representação e de direção. Não podemos pactuar com o silêncio num momento em que ideologias fascistas e xenófobas se mobilizam para atacar o pluralismo e a democracia, componentes incontornáveis do ensino no nosso país.

Convidamos todas as pessoas que estudam e trabalham, ou que já estudaram e já trabalharam na FCSH a juntarem-se a nós no dia 21 de março, pelas 16h na esplanada da faculdade. Para que esta celebração da Primavera seja um momento de afirmação de que o fascismo não passará na FCSH.

Somos estudantes de todos os graus de ensino, actuais e ex-alunos, docentes, investigadores, funcionárias e funcionários da FCSH.»

(Daqui, com lista de signatários)
.

1 comments:

joão viegas disse...

OK, ja percebi. Independentemente dos méritos da nossa recente atitude, em razão da qual somos criticados, somos bonzinhos. Venha proclama-lo connosco. E no que diz respeito às criticas, sem nos pronunciarmos sobre o fundo, somos contra as que nos são dirigidas pelos maus, por serem maus os que as proferem.

Bonito. Inteligente também. Alguém informou estes sabios investigadores da existência de uma coisa chamada ridiculo ? E' verdade que não mata... Quanto ao resto, eu também sou do Benfica. E' para ir com tambor, ou basta a bandeira ?

Boas