3.8.18

Salazar caiu mesmo de uma cadeira? Foi em 3 de Agosto de 68?



Anda por aí uma discussão quanto à data em que Salazar terá caído de uma cadeira, no início de Agosto de 1968.

Sempre considerei que foi no dia 3, baseada em muitas e variadas fontes e, antes de mais, na minha «bíblia» neste domínio: o livro de Franco Nogueira, Salazar, o último combate, vol. VI. Na página 377 (na imagem), afirma explicitamente que foi nessa data, mas não ignora a celeuma: diz que a governanta chegou a falar de dia 5, que até 4 foi aventado, mas que o célebre calista, António Hilário, registou «pelo seu punho» que «a queda deu-se em 3 de Agosto de 1968».



Acontece que, há poucos anos, alguém terá descoberto um bilhete do mesmo calista sobre o facto, escrito em 1 de Agosto. Cereja em cima do bolo: uma empregada, que estava no Forte nesses dias, fez declarações divulgadas ontem pela tsf, nas quais afirma que só muito depois dos acontecimentos ouviu falar de uma queda e de uma cadeira de lona. Mais: recorda-se de que, por lá, só existiam cadeiras e mesas de verga...

Em suma, estamos a aproximarmo-nos de uma novela parecida com a de Tancos (terá havido cadeira? queda?). Mas, por favor, não nos roubem do nosso imaginário a cadeira de lona de 3 de Agosto de 1968!
.

0 comments: