6.11.18

De Belo Horizonte a Ouro Preto



Belo Horizonte ficou para trás, com os seus três milhões de habitantes, um centro com edifícios de Nimeyer entre palácios clássicos, nada de muito extraordinário.

Seguiu-se uma longa estrada para Mariana, que passa perto de algumas das célebres minas de ferro e de ouro, tão bem exploradas pelos ingleses e que tão úteis lhes foram em tempos da revolução industrial. (Só se fala de minérios, fui ouvindo uma verdadeira lição sobre variedades e subtis diferenças…)

Mariana é uma verdadeira pérola! Deve o nome a D. Maria Ana, mulher de D. João V, foi a primeira capital de Minas Gerais em 1711, não tem hoje mais do que 60 mil habitantes e vive do turismo e de extracção de minerais. Se tem igrejas magníficas, com destaque para a de S. Francisco, construída entre 1762 e 1794, foram as casas e as pequenas ruas que me encantaram, não só pela indiscutível beleza, como por serem belas pegadas que por lá deixámos!

Imagens, incluindo a de topo:





Por fim, Ouro Preto, onde estou agora e ficarei esta noite. Um pouco maior do que Mariana e tudo em ladeiras com um empedrado diabólico e igrejas espalhadas por tudo quanto é sítio! Muito haveria que contar, mas há uma outra igreja de S. Francisco de Assis, que não pode ser omitida, obra-prima do estilo rococó, com obras do célebre Aleijadinho. E não resisto a contar uma história: num das imagens vêem-se quatro animais, obra do dito Aleijadinho. Encomendaram-lhe quatro estátuas de leões, mas ele não fazia a mínima ideia do que era um leão. Explicaram-lhe que era num bichon grande, forte, e feio. Saíram, de facto, quatro estátuas, mas com cara de macaco – o que de mais parecido Aleijadinho julgava conhecer…

Dele, Aleijadinho, continuarei a ouvir falar amanhã, noutras paragens.



,

0 comments: