23.8.19

A ignorância é o instrumento usado pelas ditaduras para formar escravos



«EU NÃO QUERO QUE A NOSSA HISTÓRIA SEJA OCULTADA. QUERO QUE ELA SEJA ENSINADA PARA EVITAR NOVOS CRIMES CONTRA A LIBERDADE E A DEMOCRACIA:

A petição contra a criação de um museu dedicado a Salazar foi já enviada ao Primeiro-Ministro com 15.000 assinaturas. No momento em que escrevo, o número já ultrapassou as 15660. [16.390, às 15:00 de 23.09]

Lamento muito que, entretanto, tenha sido organizada uma outra petição, mas para exigir a criação de um museu dedicado à figura mais sinistra da nossa História contemporânea, na sua terra natal e a partir de objetos pessoais do ditador.

Essa petição está a ser assinada por fascistas e por ignorantes, mas também, infelizmente, por democratas, e espalha a mentira de que a petição que nós assinámos se destina a encobrir uma parte da nossa História. Quem leu a nossa petição e os comentários de quem a promoveu e assinou sabe que isso é uma mentira sem vergonha. Nós sempre defendemos a criação de museus que ensinem o que foi a ditadura fascista que governou Portugal durante quase meio século, dirigida por um ditador que mandou perseguir, torturar e assassinar os seus opositores políticos e que enviou milhares de jovens para uma guerra colonial duplamente injusta: para os portugueses e para os povos colonizados.

Não há museus dedicados a Hitler, Mussolini e Franco. Há museus que expõem os seus crimes. Fazer um museu em Santa Comba é um insulto à memória de todas as mulheres e de todos os homens que foram perseguidos, torturados e assassinados.

Aos fascistas nada tenho a dizer a não ser que, se por algum equívoco, forem meus “amigos” do Facebook, que me desamiguem rapidamente. E que onde quer que estejam eu estarei no lado oposto.

Aos ignorantes que queiram deixar de o ser, aconselho a que leiam e se documentem sobre a História de Portugal do século XX. A ignorância é o instrumento usado pelas ditaduras para formar escravos.

Aos democratas, recordo o que eles têm obrigação de saber: que os defenderei sempre, se preciso for, contra as investidas de todas as modalidades de fascismos e nazismos que paulatinamente se vão organizando por essa Europa fora com o apoio político e financeiro de Trumps, Steve Bannons, Bolsonaros, Orbans, Salvinis e Le Pens, acolitados pelos pequenos criminosos locais como Mário Machado e outros.

Abílio Hernandez, professor da Universidade de Coimbra (ontem, no Facebook)
.

0 comments: