16.12.19

Xi Jinping e o “sonho chinês”



Um texto que merece ser lido na íntegra:

«O “sonho chinês” realiza-se com as Rotas da Seda, no quadro de uma “estratégia de conectividade” política, económica e cultural assente numa rede de infraestruturas portuárias, ferroviárias e tecnológicas, incluindo a próxima geração de telecomunicações móveis (5G). A China controla portos marítimos desde Darwin, no Pacífico, a Hambantota, no Índico, ao Pireu, no Mediterrâneo, e a Kirkenes no Ártico, e construiu o porto seco de Khorgos no Kazaquistão, no eixo das ligações ferroviárias que ligam a China à Europa, nomeadamente ao porto seco de Duisburg, na Alemanha.

A prioridade da estratégia internacional da China é consolidar a sua hegemonia na Ásia e, para tal, é indispensável que os Estados Unidos deixem de ser uma potência asiática. A China, que consolidou uma posição de superioridade económica e militar na Ásia, não teme nenhum dos seus vizinhos, incluindo a Índia, que é uma potência nuclear, e o Japão, que não tem armas nucleares. A parceria estratégica com a Rússia é indispensável para garantir a rectaguarda da China e para contrabalançar a preeminência dos Estados Unidos.»
.

3 comments:

Abraham Chevrolet disse...

Cansei-me de mandar comentários para o teu blog que,a avaliar pelos resultados,descarregaste para o balde do lixo. Um atestado de sabedoria tua: para palavras loucas,ouvidos moucos!
- Passa bem!

Joana Lopes disse...

Existiu / está a existir uma anomalia no Blogger que, desde há algumas semanas, deixou de enviar Notificações quando há novos comentários a aguardar moderação. Avisada por um leitor, fui à procura e publiquei uma série deles há dois dias. NÃO eliminei nenhum seu! Se algum não está visível será também por problema técnico do próprio Blogger!

Abraham Chevrolet disse...

Arrependido da minha desesperança,vejo como estou longe da confiança da Penépole...
Certo é que não tenho manta nem o Argos,entretenho-me com algumas coisas boas e muito lixo da Net. O contraste faz brilhar umas e esbate as outras.
Bom,vamos lá as mansas ondas apartar! Solta a amarra,rapaz!