25.10.24

A direita decidiu: o 25 de Novembro agora é igual ao 25 de Abril

 

«Então é assim: a maioria de direita existente na Assembleia da República determinou que, a partir de agora, o 25 de Novembro vai ser comemorado com as mesmas honras de Estado do que o 25 de Abril. É tudo igual, tirando a duração dos discursos de cada partido, ligeiramente mais pequenos. Fala o presidente da Assembleia da República, o Presidente da República encerra a sessão. O ex-presidente Ramalho Eanes e a família de Mário Soares, dois protagonistas essenciais da data, foram convidados.

É preciso também lembrar que, se é para comemorar o 25 de Novembro a sério, todos os militantes membros do Grupo dos Nove ou suas famílias (caso já tenham falecido) também têm que ser convidados. Em primeiro lugar, Vasco Lourenço, que é presidente da Associação 25 de Abril, e não fundou nenhuma Associação 25 de Novembro, apesar de ter tido um papel fundamental na data. E Rodrigo Sousa e Castro. E a família de Melo Antunes.

Duvido que isto vá acontecer, porque o que a maioria de direita quer fazer é apenas um ajuste de contas, 50 anos depois, com o 25 de Abril. Não é a História que lhes interessa, mas uma espécie de "vingança" contra uma data relativamente à qual muitos elementos da direita nunca se sentiram confortáveis.»

Ana Sá Lopes


0 comments: