«Cretenses são sempre mentirosos”, escreve São Paulo na carta a Tito, citando Epiménides. E a seguir acrescenta, concordando: “Este testemunho é verdadeiro.” O problema é que Epiménides também era da ilha de Creta. Ora, quando um cretense diz que os cretenses são sempre mentirosos, há duas hipóteses: ou está a mentir, e por isso está a dizer a verdade; ou está a dizer a verdade, e por isso está a mentir. A declaração é falsa se for verdadeira e é verdadeira se for falsa. Portanto, quando São Paulo conclui que o testemunho é verdadeiro, é difícil saber o que é que está a deduzir.
Precisávamos da ajuda de São Paulo esta semana. Montenegro diz que Ventura é mentiroso, mas Ventura alega que o mentiroso é Montenegro. Se estiverem ambos a dizer a verdade, estão ambos a mentir; se estiverem ambos a mentir, estão ambos a dizer a verdade. Se é verdade que são ambos mentirosos, então não são mentirosos, porque estão a dizer a verdade; se é mentira que os dois são mentirosos, nesse caso são mentirosos, porque estão a mentir. E agora? Depois de pensar algum tempo sobre o assunto, consegui chegar a uma única conclusão definitiva, que é a seguinte: já me dói a cabeça.
Creio que é impossível saber quem está a mentir. Podemos fazer suposições, mas sem provas não conseguimos ter a certeza. Recorrendo a um método antigo, talvez os jornalistas pudessem fechar Ventura e Montenegro numa sala com um coxo, e depois verificar quem se deixava apanhar primeiro. Mas não tenho a certeza de que o projecto seja exequível. Há quem esteja inclinado para concluir que é Ventura quem mente, uma vez que ele está sempre a mentir. Também não sei se é um bom argumento. Ser apanhado várias vezes a dizer uma coisa e o seu contrário é, neste caso, uma vantagem para Ventura. Se eu disser que amanhã vai estar um lindo dia de sol, e depois afirmar que amanhã vai chover, é provável que eu esteja tanto a mentir como a dizer a verdade. Do mesmo modo, Ventura pode, de vez em quando, acertar na verdade, nem que seja sem querer.
No entanto, não sendo possível dizer quem é, entre Ventura e Montenegro, o mentiroso, julgo que é possível determinar, com um grau de certeza bastante elevado, qual deles é o parvo. Montenegro afirma que Ventura é mentiroso, e rejeita negociar com ele, mas Ventura, apesar de acusar Montenegro de ser um aldrabão, continua a deixar em aberto a hipótese de chegar a um acordo com ele. Como é que se chama a alguém que mantém o desejo ingénuo de negociar entendimentos com uma pessoa que considera completamente indigna de confiança? Parece-me que sabemos todos a resposta.»
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