«Quando ouvi Ventura a dizer que José Luís Carneiro era frouxo, até mais frouxo do que Pedro Nuno Santos, confesso que não achei nada sobre o assunto. Ventura tem dito tanta coisa sem travões na Assembleia da República que chamar frouxo ao comportamento de alguém não é nada, ainda que frouxo tenha conotações populares aborrecidas.
Mas a prova de que este debate do estado da nação teve um grande momento de sitcom foi quando, em resposta à acusação de “frouxo”, o educadíssimo José Luís Carneiro disse que “nunca tinha visto um deputado tão fanfarrão” como Ventura.
José Pedro Aguiar-Branco, para quem se “pode” dizer tudo na Assembleia da República, do racismo à xenofobia, da acusação de “corruptos” aos deputados da frente que governaram o país em muitos dos últimos 30 anos, em nome da liberdade de expressão, ficou chocado com a palavra “fanfarrão”.
Isto parece inventado e é bom material para sketch humorístico. José Pedro Aguiar-Branco afinal é uma flor muito sensível – mas só com alguns e com certas palavras. Fanfarrão é insulto onde? Edite Estrela disse isso mesmo ao presidente da Assembleia mas não obteve resposta. José Pedro Aguiar-Branco podia ter ido num instante ao Priberam mas se calhar não quis passar por uma vergonha.
Fui ao Priberam comparar as duas expressões. Deixei de lado outros dicionários online porque incorporam o sentido popular da palavra “frouxo”, que é desagradável e – digamos – pouco inclusivo.
No Priberam, “fanfarrão” é “aquele que alardeia valentias próprias, porém falsas ou exageradas” e também é sinónimo de “gabarola” e “bravateiro”.
A cena frouxo-fanfarrão podia ser apenas aquele momento a que os ingleses chamam de “comic relief” num dos debates mais importantes do ano. Mas, infelizmente, de uma maneira ridícula, consagra mais uma vez Aguiar-Branco como o protector do Chega na Assembleia.
Aguiar Branco, que nem tinha ouvido o “frouxo” de Ventura, depois de Carneiro lhe explicar que tinha sido acusado de “oposição frouxa”, defendeu Ventura. Segundo o presidente da Assembleia pode-se dizer que “uma oposição é frouxa”, não se pode dizer que alguém é fanfarrão, porque uma coisa é um ataque pessoal e outra um ataque político. Acho que Aguiar-Branco não estudou semiótica. Talvez Carneiro se tivesse safado se tivesse dito que “nunca tinha visto nenhum deputado a fazer uma oposição tão fanfarrona como Ventura”. Ou então não.»

1 comments:
Já deu para perceber que Chega e PSD estão de facto coligados. Digo de facto porque é uma mancebia que não se prevê seja formalizada. Curioso vai ser quando tiverem de nomear juízes para o TC. Bem podem os socialistas apelar a pactos de regime e a maiorias democráticas. O parceiro será o Chega.
Enviar um comentário