25.9.25

Os imigrantes ainda não comem os pavões de São Bento

 


«André Ventura, agora investido no cargo de líder do segundo partido, anunciou que, se fosse ele a mandar, nunca aceitaria mudar a lei de estrangeiros chumbada pelo Tribunal Constitucional. É ilegal? É. As leis chumbadas pelo Tribunal Constitucional têm que ser mudadas para ficar conformes à Constituição.

Olhemos para o lado positivo: André Ventura ainda não disse que os imigrantes andam a comer os pavões que costumam aparecer nas traseiras do Palácio de São Bento, aquela ala a partir da qual se pode chegar à residência oficial do primeiro-ministro. Ontem, Nigel Farage, o émulo de Ventura no Reino Unido, disse que os imigrantes andavam a comer e matar os cisnes dos parques de Londres. A “Royal Parks” desmentiu mas a verdade não interessa a Farage, a Ventura, nem ao líder máximo da direita populista mundial, Donald Trump, que também anunciou que imigrantes haitianos comiam cães e gatos.

Os pavões, para já, estão a salvo. Do primeiro debate quinzenal como líder da oposição ficaram as mensagens de que os imigrantes ilegais se inscrevem nos centros de saúde (uma impossibilidade) e que o Chega nunca “voltaria atrás” com a lei de estrangeiros. O slogan “nós nunca voltamos atrás” foi repetido quatro vezes.

Luís Montenegro lá tentou explicar a Ventura que “é preciso respeitar o funcionamento da democracia” e que o líder do Chega “tem que aprender a conviver” com ela. Mas, enquanto não comem os pavões, os imigrantes ocupam as creches e Ventura “não quer que filhos de estrangeiros passem à frente dos portugueses” e insistiu que, com ele, nem o Presidente da República nem o Tribunal Constitucional são para respeitar: “Nós iremos contra a vontade de quem quer que seja.”

A tirada quase paternalista de Montenegro de que “é preciso” que Ventura aprenda “as regras da Constituição” acaba por ser uma bola a bater numa parede e a voltar ao mesmo lugar.

Afinal, foi este o discurso de “implosão do regime”, contra a imigração, minorias étnicas, o “sistema político” que levou André Ventura a líder da oposição. Neste momento, Farage – o tal que disse nesta quarta-feira que os imigrantes comem os cisnes dos parques de Sua Majestade – lidera as sondagens no Reino Unido. André Ventura apareceu a liderar uma sondagem. Pode seguir-se a acusação de que os imigrantes comem os pavões. Não tem sido a inexistente relação com a verdade a travar a ascensão da direita populista.»


0 comments: