21.12.25

Memórias

 


“E ASSIM, ACONTECE”

Era a frase com que Carlos Pinto Coelho rematava as emissões do seu magnífico magazine cultural na RTP 2.

Completaram-se ontem, dia 15 de Dezembro de 2025, 15 anos sobre o falecimento do saudoso autor e apresentador do também saudoso ACONTECE, iniciado em 1994 e estupidamente extinto em 2003.

O então ministro da Presidência, Morais Sarmento, insensível ou desconhecedor do significado cultural do programa, criticara a quantidade de dinheiro gasto para o produzir, dizendo “ser mais compensador oferecer uma volta ao Mundo a cada espectador”. Na sequência, o presidente da RTP, Almerindo Marques, obediente à tutela, anunciava o fim do programa.

Acontece a todos. Uns hoje, outros amanhã. Sempre assim foi e assim será. Todos deixamos este mundo. Todos, sem excepção. Os bons como tu, que fazem falta à sociedade e que nós desejaríamos ter por cá muito mais tempo, e dos outros, os que não prestam, como aqueles que, estupidamente, te afastaram da RTP, privando-nos do, até hoje, o melhor programa cultural televisivo em Portugal, e aqueles (os do governo de José Sócrates) que, afastada a rapaziada que sancionou esse atentado à inteligência, não quiseram ou não souberam ir buscar-te e repor-te no lugar de onde nunca devias ter saído...

Deixaste saborosas saudades em muitos dos teus concidadãos e eu sou um deles. É um privilégio póstumo de que nem todas as almas se podem gabar. Mas com a tua, isso acontece.»

António Galopim de Carvalho no Facebook

0 comments: