5.1.08

O fanatismo segundo Vasco Pulido Valente

Foto FDV
ACTUALIZADO (*)

Na sua crónica no Público de hoje (sem link), intitulada «O fanatismo da tolerância», Vasco Pulido Valente toma posição sobre os recentes atritos entre o governo espanhol e a hierarquia da Igreja católica.

Segui atentamente esta questão e já a comentei neste blogue.

Entretanto, em resposta aos ataques dos bispos – porque eles existiram, claros e expressos –, o PSOE publicou um comunicado firme, mas calmo e ponderado. Tudo quanto há de mais normal.

Mas VPV vem hoje atacar Zapatero, em termos surpreendentes:

«O fanatismo, o da Espanha (de Zapatero) e o da "Europa", não é novo; e o fanatismo anticatólico também não. É só estranho que este se funde na "diversidade" e o aceitem em nome da "tolerância". Uma "diversidade" imposta e limitada pela força do Estado, que não levanta a mais leve dúvida ou o mais leve incómodo. E uma "tolerância" reservada ou recusada pela ortodoxia oficial, que se tornou o argumento supremo da intolerância. O mundo moderno e a opinião que o sustenta autorizam o que autorizam e proíbem, muito democraticamente, o resto. As democracias, como se sabe, produzem com facilidade aberrações destas. Quem não gosta que se arranje ou se afaste. O Papa Ratzinger previu para a Igreja uma era de quase clandestinidade. Provavelmente não se enganou.»

Li e reli o texto. Fanatismo anticatólico? Qual e de quem? Houve um evento em que as autoridades eclesiásticas chegaram ao ponto de denunciar a existência de laicismo que poria em perigo a própria democracia e é o governo que é fanático?

Que VPV gosta de extremar posições, sabemo-lo todos – faz mesmo parte do seu ADN. Mas neste caso e com esta virulência?


P.S. - Meio a sério, meio a brincar: depois das conversões de Zita Seabra e de Tony Blair, estará para breve o anúncio de mais uma?

---------------------------------------
(*) Ler também:
España, frente de batalla contra el laicismo e Rumor de sotanas.

São numerosas as citações do texto de VPV, parciais ou na íntegra, em blogues normalmente conotados com a direita. Curiosamente, não o comentam.

4 comments:

Raimundo Narciso disse...

Olá Bom Ano. Muito bem. É a resposta que o VPV merece. A falta de razão de VPV também se levou a comentar o seu artigo mas outras solicitações deixaram-me a meio do post que aguarda pelo Domingo, dia do Senhor, se o vagar e a paciência ainda o permitirem. Abraço.

Joana Lopes disse...

Obrigada, Raimundo, Bom Ano também para ti.
Os blogues de direita embandeiraram em arco com o artigo do VPV.

Anónimo disse...

Por que haviam de comentar? É o seu discurso.

Anónimo disse...

Por que haviam de comentar? É o seu discurso.