28.3.09

«Blogues Comunistas»


















Até ontem, julgava que lia alguns Blogues DE Comunistas, mas estava provavelmente enganada. Depois do encontro agora anunciado, espero que definam o que é um «blogue comunista» e que afixem uma vinheta bem visível no Template, como aviso à navegação – ficarei muito mais esclarecida se souber que o que estou a ler vem impregnado de marxismo-leninismo, em articulação concertada com o PCP.

Sou esquisita? Isto é normal? Alguém imagina o que já teria sido escrito se tivesse sido anunciado, por exemplo, um encontro de Blogues Socialistas?

(Fonte da notícia)

21 comments:

Adriano Mesquita disse...

Post muito infeliz e precipitado.

Se não vejamos : quando um blogue é individual corresponde necessariamente a um blogger.

ORA QUAL É O MAL DE BLOGGERS QUE SÃO COMUNISTAS ALMOÇAREM JUNTOS E TROCARAM IDEIAS OU OPINIÕES SOBRE AS SUAS EXPERIÊNCIAS ?

ACASO TAMBÉM ESTARÃO OS JORNALISTAS COMUNISTAS IMPEDIDOS DE FAZER O MESMO ?

Quando à etiqueta de comunista aplicada no template será que Joana Lopes estará a defender, 35 anos depois do 25 de Abril, uma espécia de nova estrela de David aplicada a cidadãos portugueses no pleno uso dos seus direitos ?

E os bloggers não comunistas não estão impregnados de nada ?

Quanto ao mais, esteja a Joana Lopes descansada porque não deve estar na ideia dos promotores dete encontro criar nenhum ORGANIZAÇÃO DE BLOGGERS COMUNISTAS dentro da estrutura partidária.

Joana Lopes disse...

Caro Adriano Mesquita,
Desculpe, mas precipitado é o seu comentário. Leu bem? Não se trata de um encontro de BLOGGERS Comunistas, como refere em todo o seu texto, mas de BLOGUES Comunistas. Se o título fosse o primeiro (talvez possa explicar-me por que razão não é...), este post não existiria. A linguagem serve para exprimir pensamentos e a escolha das palavras é importante.

Adriano Mesquita disse...

Pois, eu é que sou precipitado mas a Joana Lopes não reparou (e não contestou)uma evidência por mim sublinhada: É QUE, QUANDO SÃO INDIVIDUAIS, DIZER BLOGUE OU BLOGGER É A MESMÍSSIMA COISA porque neles, para além da pessoa, não há mais nada a não ser o resultado do seu labor.

Joana Lopes disse...

Gosta de ter sempre a última palavra, mas desta vez não vai ter sorte - tenho todo o tempo do mundo para continuar o diálogo.
Achei inútil lembrar-lhe que também há blogues colectivos, e, nesse caso, deixo-lhe uma pergunta: se um blogue tiver 3 bloggers comunistas e 3 bloggers não comunistas é um blogue comunista? E se for 4 a 2? Ou 2 a 4? E esse blogue - PORQUE, RECORDO-LHE, O QUE ESTÁ ANUNCIADO É UM ENCONTRO de BLOGUES - pode ir ao encontro? Claro que tem todo o direito de não responder porque se trata de uma reunião partidária e vai quem o partido entender, mas já que a blogosfera é aberta ao público e que se dá ao trabalho de aqui vir...

Adriano Mesquita disse...

Exma Joana Lopes:

Não quero ter nada a última palavra. Acontece apenas que todos os blogues de comunistas que eu conheço são individuais (ai - surpresas da vida -que o famigerado «colectivismo» foi à vida !).

Para nos aproximarmos do fim com a cordialidade que se justifica, aproveito para lembrar um ponto importante na minha argumentação que da primeira vez me escapou: é que, tanto quanto eu julgo, os blogues não se podem deslocar à Caparica e não almoçam, os bloggers sim.

Bom fim de semana.

Joana Lopes disse...

Peço desculpa se estou enganada, mas sempre considerei, por exemplo, «O Cravo de Abril» como um «blogue de comunistas» e acabo de ler lá isto, (confirmado no perfil de cada um dos seus membros):
Colectivo de Abril : Miguel, José Neves, Antonio Lains Galamba, João Filipe Rodrigues, Fred, Ana Maria Teixeira, Fernando Samuel

Quanto à última parte da sua argumentação: eu já fui, por exemplo a uma estação de rádio, em REPRESENTAÇÃO de um blogue colectivo. Deduzi que o mesmo poderia acontecer no tal encontro da Caparica.

E continua a não me explicar por que motivo não foi escolhida a designação «Encontro de Bloggers»...

Adriano Mesquita disse...

Pois é, como não tenho blogue e não faço parte da iniciativa, não
posso explicar. Talvez o Pedro Penilo possa, se achar que vale a pena. Mas não me admiraria que fosse para, em grafismo PCP,fugir ao anglicismo dos «bloggers».

Joana Lopes disse...

Não tem mesmo nenhum blogue? Custa-me a crer, mesmo MUITO!!!

Se o PC(ainda) quer fugir a anglicismos...podiam ter posto Blogueiros! Blogue também não vem nos dicionários portugueses.

E quanto a «O Cravo de Abril»: é comunista e colectivo ou não?

Jakk disse...

Espero que saia uma lista, que é para não passar por lá! Será que estão sujeitos à política partidária?
Assim sendo é lápis azul vestido de vermelho???

Anónimo disse...

Oh Joana Lopes mas que paciência a sua por-se a discutir com o Victor Adriano Anónimo Mesquita Dias

Anónimo disse...

Mas já é proibido outra vez ? Ou há vontade disso ?

Anónimo disse...

É preciso ter muito pouco que fazer, e ter muito fel ao PC, para ficar a discutir detalhes semânticos da vida dos outros.

Teresa Santos disse...

Este Anónimo parece esquecer que a semântica serve para traduzir e entender a realidade, incluindo a dos outros..

Anónimo disse...

Mas a Teresa Santos esquece-se do ponto central: todo o fel deitado sobre o PC que se lê a cada passo deste blogue. É aliás costume ver-se que, quando falta assunto, vai a Joana Lopes ao sítio do "Avante!" respigar qualquer coisa para atirar com uma "boca" acrítica qualquer. E não raramente lá aparece o detalhe semântico (pois claro, diz-se que o diabo está nos detalhes, não é?). O que eu ainda gostaria de ler aqui são argumentos. Não comentários gerados automaticamente para a galhofa do círculo de bloguistas anti-comunistas de serviço. Sim, porque está na moda blogosférica ter um comentário cínico sobre o PC sempre a postos (isso da discussão séria é para os dias de folga).

Björn Pål disse...

Serão blogues onde todos se juntam e decidem por voto de mão no ar sobre o que vai ser escrito e assinam assim tipo "comuna da S. Bartolomeu do Raio-Que-Parta"?
Ou terão os conteúdos de serem aprovados pelo Comité Central do PCP?
São, com toda a certeza, censurados, não há sistema comunista que permita a veleidade da opinião individual e livre, afinal tudo é de todos inclusive as linhas de pensamento, e ditadas por todos ou (pasme-se) por um comité central...

Joana Lopes disse...

Ao Anónimo, digo apenas o seguinte: dizem-me que há 600.000 blogues em Portugal. Se acha o que diz sobre este, porque continua a lê-lo e, sobretudo,a comentá-lo (embora a coberto do anonimato)? Se é por militância, pense duas vezes: é bem provável que só prejudique a causa que pretende defender. Mas pode continuar a fazê-lo, claro.

José de Sousa disse...

Ao Anónimo!
Eu sugeria –e peço que não considerem isso um paternalismo de qualquer espécie– que quando, nas pessoas em que reconheçam, de modo geral, “atitudes avançadas” e se for esse o caso, encontrem nelas uma posição crítica em relação ao PC, mesmo que achem que tem fel e más intenções e manipulações, etc., sugeria, repito, que perguntem porque será que isso acontece. Fujam a respostas já feitas, por favor. O pronto a dizer, não. Será o caso de tais pessoas estarem desiludidas e, se estiverem, porque será?
E essa desilusão pode até existir em quem nunca foi do PC, nem se reveja, nem de perto, nem de longe, em qualquer marxismo-leninismo. Porque não?
A questão, de facto não é semântica. É a de uma apropriação indevida de algo que não lhes pertence. E a que todos nós, como se fossemos compadres, ajudamos.
Já, quando eu era rapaz, os passeios que o MUD Juvenil e onde só apareciam elementos do Juvenil eram chamados de “passeios juvenis”. Os comunistas são aqueles que estão no PC. E quantos existem por aí que não aceitam essa generosa hospitalidade? Os socialistas são os do PS e, fora, quantos socialistas haverá segregando até azedo fel no que dizem e no que pensam do “seu” Partido?. O tique, o jeito são correntes e antigos, mas não são legítimos. Há uma linha onde se deve parar, que ir mais além é abusar.
Espero que o Anónimo continue a ler blogues e tudo aquilo que não lhe conforte as suas convicções. Só há mérito em fazê-lo.
Julgo que a Joana Lopes, embora tenha falado nos 600 mil blogues por onde escolher, faz o mesmo voto do que eu. Nestas coisas, a questão é sempre a da honestidade do outro.

Fernando Torres disse...

Como costumava dizer o outro senhor "não havia necessidade...".
Deixe lá os rapazes reunirem-se, eles não comem criancinhas. Não pensava que fosse tão intolerante.
A democracia, simplificando, quer dizer mais ou menos isto: Tudo é permitido desde que esse TUDO não interfira com a minha / nossa LIBERDADE.

Anónimo disse...

35 anos depois da queda da ditadura ainda não se apredeu o valor das palavras LIBERDADE e DEMOCRACIA.

Anónimo disse...

Consigo imaginar um encontro de blogues do PS (socialistas parece-me um termo esquisito). Se calhar até se faz lá pelos ministérios e à conta do erário público.

Anónimo disse...

Ora aqui está o esclarecimento:
http://revolucionaria.wordpress.com/1%C2%BA-encontro-blogosferico/