3.2.10

«Ela nos deu beijos e vinho»




Não me dá qualquer tipo de felicidade o facto de ler, preto no branco, o que penso desde há alguns anos e tenho escrito repetidamente neste blogue: a Europa está a perder (já perdeu…) o peso que julga ter, continua a situar-se num dos centros do mundo que já não ocupa, discute frequentemente questões de lana menos do que caprina e vai vendo passar os TGV’s.

Em artigo hoje publicado em El País, sublinham-se vários sinais desta realidade, nomeadamente os que apontam para o desinteresse crescente de Obama que não encontra, na União Europeia, «nem um interlocutor, nem uma agenda relevante». Apesar de todos os esforços de Bruxelas e do agora assinado Tratado de Lisboa, a atenção de Washington está cada vez mais centrada nos países emergentes, com relevo para a China por razões óbvias.

«Obama había ofrecido al indicio de su mandato una propuesta de Gobierno mundial multilateral y probablemente Europa no ha sabido o podido colmar estas expectativas por falta de una política exterior clara con muchas divergencias internas, y la ausencia de una voz única que la represente. Europa sigue presentándose en el mundo con múltiples cabezas»

Os líderes europeus desvalorizam factos mais do que evidentes e nós vamos sofrendo as consequências, sem vislumbramos minimamente o que estará ainda para vir.

A ler na íntegra.

(P.S. – O título do post é um verso da Ode à Alegria.)

0 comments: