18.10.10

Merkel, a xenófoba?


Uma notícia do Público de ontem pôs logo uns tantos blogues a artilharem armas e atirarem a matar, numa oportunidade de vingança contra todas as maldades da chanceler alemã: xenofobia, sem tirar nem pôr, nem qualquer espécie de dúvida.

Felizmente, a Helena Araújo, que vive em Berlim há muito tempo e sabe do que fala, fez entretanto um «aviso à navegação»:
«Antes de escreverem mais asneiras sobre a Alemanha em geral e a Merkel em particular, vão-se informar melhor. Tentem ler todo o discurso da Angela Merkel, e de caminho informem-se sobre o que é que um alemão quer dizer quando diz “multikulti”.»

E eu aconselho a leitura do post na sua totalidade porque explica muitas coisas importantes. Além disso, a Helena tem certamente toda a razão quando diz que «obviamente que a Angela Merkel não fez afirmações xenófobas. E quem admite que um chanceler alemão se pode permitir esse deslize não percebe nada da Alemanha».

A ler, também, este texto de Rue89.
...
...

1 comments:

nuno vieira matos disse...

O discurso de Angela coloca todo o ónus no imigrante. O que quer dizer integrar? Será aculturar? Ou falamos da reduzida franja que lá vai pedindo a sharia?

Lembremos que uma percentagem importante da população alemã acha que se deveriam começar a expulsar os imigrantes. Um discurso destes terá consequências que na prática colocam a xenofobia no texto de forma implícita.