3.11.11

Tenebroso e repugnante


O texto do Avante! já tem uma semana, correu o Facebook e muitos blogues, nem tive paciência para então o referir e já nem o faria não se desse o caso de Manuel António Pina (MAP) o comentar na sua crónica de hoje no JN.

Pela 50ª vez, virão certamente comentadores, em nome próprio ou com pseudónimo emprestado, lembrar que o texto é de opinião, que vem assinado e que não compromete por isso a direcção do jornal. O argumento não colhe: «tenebroso» e «repugnante» são os adjectivos justos para o qualificar, esteja ele num órgão de comunicação que devia honrar o seu passado ou no pior pasquim à venda nos quiosques.

MAP diz o mínimo do que deve ser recordado.

O lado sombrio

Alguns dos motivos por que não leio o "Avante!" são os mesmos por que talvez devesse lê-lo. De facto, com não rara ingenuidade, ali fica frequentemente à vista, a justificar posições do PCP em matéria de política internacional, um rosto tenebroso que aparentemente (e só uso esta palavra por respeito pela história do PCP) se oculta sob a máscara de tolerância que o partido internamente exibe. Como compreender, por exemplo, que o PCP se bata contra as leis ultra neo-liberais do trabalho em Portugal apoiando, ao mesmo tempo, a exploração selvagem do trabalho assalariado na China?

Desta vez, o órgão oficial do PCP não hesita em usar o ominoso texto anti-semita dito "Protocolos dos sábios de Sião", gigantesca fraude congeminada no século XIX pela polícia política czarista, para "explicar" a actual situação internacional. "A história dos 'Protocolos' poderia, em princípio, parecer um conto de fadas, mas os quadros dos anúncios que aí se promovem são bem reais", diz o "Avante!", repetindo despudoradamente Hitler no "Mein Kampf": "Eles [os 'Protocolos'] são baseados num documento forjado [...]: é a melhor prova de que são autênticos".

Para o PCP, a "ameaça judaica" com que os nazis justificaram a sua política de extermínio mantém-se e idem aspas o "plano [judaico] de dominação mundial", agora também do... Vaticano.

Eis um rosto repugnante, o do anti-semitismo, que o PCP deveria ter vergonha em exibir.
.

2 comments:

rafael disse...

Cara Joana

aprecio muito tanto o Pina,como aquilo que escreve (independentemente de concordar ou não) e considero-a intelectualmente honesta. Li o texto e nao gostei, no entanto, pelo que sei é um texto que deve ser lido integrado num conjunto de textos escritos pelo Jorge Messias, fazendo todos eles alusao ao texto falsificado pela policia politica czarista. Na caixa de comentarios do 5 dias, creio que no post do paulo granjo, encontrará os links. Em nenhum momento, e lendo o conjunto de textos, pode-se depreender que o Jorge Messias ou o PCP se associam ao anti-semitismo. Se é infeliz a forma como este texto é colocado isoladamente, poderá ser, mas nao me parece que justifique a noticia do publico ou comentarios como por ex, os do milhazes no facebook, classificando os comunistas portugueses de nacional socialistas, (cito de cor, mas era essa a ideia subjacente).

cumprimentos
rafael

Joana Lopes disse...

Rafael,
Obrigada pelo seu comentário, mas não me parece que lhe fique bem defender «esta causa».
Eu nem sabia que a pessoa Jorge Messias existia (fui hoje, por curiosidade, fazer uma pesquisa no Google para lhe ver a cara), não leio a C. de Comentários do 5 Dias a não ser por acaso.
Um jornal tem uma direcção e nada, repito: nada, justifica a publicação deste texto. Há anos que não entendo como mantêm a responsabilidade do Avante! nas mãos de quem, manifestamente, não sabe assumi-la.