11.11.12

O gozo que isto me dá, professor Marcelo!



Aquele tal vídeo, em que Marcelo Rebelo de Sousa ia explicar finalmente aos alemães a realidade actual dos portugueses, e os sacrifícios a que estão a ser sujeitos com a aplicação das medidas do memorando da troika», foi proibido na Alemanha.

O local escolhido para a projecção tinha sido uma praça espectacular mas gelada, onde poucos alemães o veriam (vale a pena ler este post da Helena, que vive em Berlim e sabe do que fala), mas, dados os factos, talvez o seu destino final seja ... o Youtube. MRS em todo o seu esplendor, numa iniciativa espalhafatosa e desastrada que teve a sorte merecida. 

Last but not the least: não tenho palavras para qualificar a escolha do título – «Ich bin ein berliner» – a célebre frase proferida por Kennedy em Berlim Ocidental, para sublinhar o apoio dos Estados Unidos à Alemanha, menos de dois anos depois de o Muro ter sido erguido. Escolha descabida, claramente abusiva e chocante para os destinatários, certo? 

P.S. - Ei-lo o tal vídeo. Estou sem palavras... Onde estás, Ricardo Araújo Pereira, quando mais és necessário?

.

3 comments:

Helena Araújo disse...

Certo.

fernando f disse...

Ora pois, como muito bem intui a Helena, o filme cumpriu o seu objetivo no exato momento em que foi anunciado. A grandeza de Marcelo não se compadece com a nossa pequenez.

JoZé disse...

O meu comentário à iniciativa:
http://exiladonomundo.blogspot.pt/2012/10/bem-vindo-ao-faroeste.html