6.4.19

Famílias e complicações futuríveis



Tenho um neto que, por puro acaso, tem o nome rigorosamente igual ao de um seu trisavô. Este dito trisavô teve uma filha «fora do casamento» (era assim que se dizia), mas deu-lhe magnanimamente o apelido (à bisavó do meu neto).

Porque o país é minúsculo, vim a ter um colega exatissimamente com o mesmo nome próprio e apelido – ele neto, na linhagem mais do que legítima, do «trisavô» em questão.

Como se trata de um apelido bastante raro em Portugal, e do nome próprio mais corriqueiro que imaginar se possa, e porque o neto legítimo até me explicou que é de tradição mantê-lo ao longo de gerações, prevejo que algum trineto meu possa um dia achar piada a convidar alguém com o nome do avô, seja para que função for, sem saber que, afinal, são primos em décimo terceiro ou quarto grau. E eu já não estarei cá para explicar que não pode, ou que não deve… sei lá!

Isto é tudo tão cansativo!
.

0 comments: