5.9.07

Aprender publicidade?


Ignorante me confesso: nunca me ensinaram publicidade.

Já muitos se indignaram com uma notícia segundo a qual existem negociações entre o Ministério da Educação e a Associação Portuguesa de Anunciantes para que que os programas do 1º e do 2º ciclos (crianças dos 6 aos 11 anos) passem a ter esta «disciplina».

Indignação à parte:
1 - Ainda não consegui perceber o que é que se pretende ensinar e não vejo explicado em parte nenhuma.
2 - Porquê para quê?
2 - No nosso estado de iliteracia, será uma prioridade ? O argumento de que já existe noutros países não chega.

Diz Helena Matos, no Público de hoje, num contexto diferente:
«A escola acha que deve ensinar os petizes a ver televisão, a fazer amor, a comer maçãs ao pequeno-almoço... mas hesita na hora de lhes ensinar o que mais ninguém faz por ela como Matemática, Francês, Alemão, Química...»

100% de acordo.

3 comments:

F. Penim Redondo disse...

Por acaso há um aspecto em que a compreensão dos mecanismos publicitários podia ajudar muito; tornar os cidadãos mais críticos e capazes de se defenderem das mensagens com que são bombardeados.
Eu tenho sorte por conseguir fechar a mente quando me interessa mas, mesmo assim, já não posso aturar os anúncios que são repetidos duas e três vezes consecutivamente.
Parafraseando as três amigas: Há coisas odiosas não há ?..

Joana Lopes disse...

Mas aos 6 ANOS???

F. Penim Redondo disse...

Quanto à idade não me pronuncio. Parece-me ser uma decisão técnica para maximizar a eficácia.

O que me parece é que é inquestionável a presença da publicidade nas nossas vidas, sob formas e por meios cada vez mais inescapáveis.

Mesmo não diabolizando a publicidade acho que nunca são demais os esforços para evitar, por exemplo, que se confunda o mapa com o território e a comunicação com a repetição.