31.12.07

De que se ri o governo?

...é o título da crónica de Daniel Sampaio na Pública desta semana (sem link).

Alguns excertos (o realce é meu):

«Acima de tudo, perdeu-se a esperança. Ouve-se na rua o ruído de grandes manifestações, mas sobretudo pressente-se a apatia, o desinteresse pela política, a falta de entusiasmo, a indiferença ou desdém para com os membros do governo (odiados ou apenas tolerados, nunca estimados), que se empertigam ao menor sinal de oposição.»

«...na realidade, ninguém se deveria gabar do fecho de uma escola ou do encerramento de um hospital: é preciso perceber que se está apenas a oferecer um binóculo longínquo a quem acaba de perder os óculos



A última imagem é especialmente feliz. Este governo anda a oferecer binóculos, computadores e Novas Oportunidades a quem precisa de óculos, tabuadas e emprego.

5 comments:

Anónimo disse...

O segundo parágrafo denuncia um comportamento grave, mas o primeiro ainda parece, a médio prazo, mais dramático. A apatia política que o actual governo visivelmente suscita é de facto inquietante. E «eles» nem parecem perceber...

samuel disse...

Talvez da sua sensação de impunidade...

Joana Lopes disse...

De acordo com ambos. Além disso, é também signiicativo que uma pessoa como o DS, que conheço relativamente bem e que é geralmente comedido neste tipo de comentários, JÁ os escreva.

Anónimo disse...

bom ano 2008!

Joana Lopes disse...

Obrigada, rebel. Idem para si.