26.6.08

Medalha de Ouro


















Maria da Purificação Araújo recebeu hoje, na Câmara Municipal de Lisboa, a Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro «em reconhecimento do seu trabalho no desenvolvimento dos serviços de Planeamento Familiar e na promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva em Portugal».

Ginecologista e obstetra, impecável nos seus 80 anos, com uma simplicidade desarmante, sempre presente: em 2007, durante a campanha pelo SIM no referendo sobre a IVG , como antes do 25 de Abril quando era conhecida como «a médica dos clandestinos».

Muitas pessoas na homenagem desta tarde – mais mulheres do que homens, obviamente. Alguém podia aliás ter parafraseado o que disse uma das conferencistas do Congresso Feminista, quando hoje abriu a sua apresentação:

«Bom dia a todas e a alguns!»

7 comments:

F. Penim Redondo disse...

É realmente uma pessoa admirável.

Ajudou a nascer os meus dois filhos, há 37 e 33 anos respectivamente, com recurso ao "parto sem dor".

Tive o privilégio de assistir, maravilhado, aos dois partos.

Joana Lopes disse...

Também foi ela que pôs o meu filho neste mundo e era colega e amiga do meu marido.

Por isso, embora fosse a última coisa que me apetecia, lá fui até à CML para lhe dar um abraço.

Rosa Redondo disse...

Se eu tivesse sabido a tempo também lá teria ido.
Vejo com tristeza que o Método Psico-Profiláctico, conhecido como "parto sem dor", de que ela foi pioneira,foi esquecido pela obstetrícia oficial e substituido pelas epidurais e as cesarianas.
(Porque veio do "bloco de leste"? Ou porque a nova prática dá muito mais a ganhar a anestesistas, cirurgiões, etc?)
Penso que ela também tem essa mágoa, embora a alegria de contar como amigas as mulheres que a ela têm recorrido deva suplantá-la.
Quero deixar aqui testemunho de que ao longo dos quase 40 anos de convivio, a Drª Purificação tem estado sempre lá para, em todas as etapas da minha vida me ajudar a pôr em prática um princípio: o de que não há "maldições" a que as mulheres estejam sugeitas por imposição fisiológica.
Para mim, este é um dos melhores exemplos de Feminismo.

Joana Lopes disse...

Rosa e Fernando,

Nem sabia, ou não me lembrava, que o Mário e o Sérgio também tinham visto a luz do dia pelas mãos da Purificação - como o Ricardo e muitos milhares de outros.

Mas, de facto, não é isso que está em causa.

É a postura exemplar, a firmeza discreta, a persistência para além do que os humanos consideram razoável.

Anónimo disse...

Não fui porque estava a fazer consulta - a Purificação percebe, tenho a certezinha - mas não posso deixar de dizer que ela é uma mulher de excepção, que fez "coisas" numa altura em que fazer "coisas", defender "coisas", dar a cara por "coisas" era ainda muito mais difícil. É merecido - e apenas simbólico mas muito reconfortante - este reconhecimento. Obrigada Purificação, e obrigada Joana por lembrar a Purificação.

Joana Lopes disse...

Eu gosto muito dela, Ana, gostamos todos. Soube à última hora que a entrega da medalha era ontem. Foi pouco anunciado.
Mas deu para lá ir.

Cristina disse...

Que pena serem tão tendenciosos e só mostrarem o que lhes interessa. A senhora não e santa e já cometeu erros que são injustificáveis e nem desculpa pediu.