25.8.08

«Sinais dos tempos»













É raro citar textos na íntegra, mas está a tornar-se um hábito fazê-lo com os de Manuel António Pina. Mais um.

«O arminho é um pequeno animal (mede entre 15 e 30 centímetros e pesa pouco mais de 200 gramas) incluído no Anexo III da Convenção de Berna (espécie ameaçada, parcialmente protegida e sujeita a regulamentação especial).

Para seu azar, seu tão grande azar, tem uma pele felpuda e bonita, que fica bem em adornos ricos como o "camauro" (gorro) e a "mozeta" (estola) de veludo com que Bento XVI, recuperando o luxo papal pré-tridentino, agora se exibe, em vistoso conjunto com os seus famosos sapatos "Prada". O Papa está atento aos "sinais dos tempos", como prescreve o Vaticano II. Ora não são, os nossos, tempos de frivolidade e de ostentação? Dentro do mesmo espírito de "aggiornamento", o padre e teólogo António Rungi está a organizar o concurso de beleza "Sister Itália 2008", destinado a eleger a "Miss Freira" italiana. E, no Channel 4, passa o "reality show" "Façam de mim um cristão!", onde os concorrentes têm de converter infiéis ao cristianismo em três semanas. Dois mil anos é muito tempo. Hoje, ninguém de bom gosto, podendo usar um gorro de veludo e arminho, usaria uma coroa de espinhos.»

3 comments:

maria disse...

a última frase resume tudo!

Joana Lopes disse...

Exactamente, MC, é certeira - infelizmente.

Paulo Topa disse...

Apesar de tudo, continuo a pensar, que se tivesse existido, continuaria a usar a coroa de espinhos e expulsaria os "vendilhões do templo".

P.S. - As aspas são relativas a uma citação.