7.10.08

Ruptura com o PCP: uma carta importante

O Público de 4/10 noticiou a saída de Henrique de Sousa do PCP, partido onde ingressou com 18 anos e onde permaneceu 39. Foi eleito para o Comité Central em 1979 e integrou o núcleo do Secretariado entre 1999 e 2000.

O texto da carta que dirigiu ao secretário-geral, à Comissão Política e ao Secretariado do Comité Central daquele partido está agora online (*) e merece ser lida com toda a atenção. Com a inteligência e a argúcia que são conhecidas, Henrique de Sousa faz uma análise serena mas muito crítica das posições ideológicas e das linhas de acção do PCP.

Um curto excerto:

«Não reconheço na orientação e direcção do PCP actual o dinamismo, a abertura e a capacidade de renovação que sustentem a construção de um projecto transformador à medida das exigências e mudanças do nosso tempo, certamente suportado na busca incessantemente perseguida da síntese revolucionária entre liberdade e igualdade e assumindo para isso uma exigente e mais profunda reflexão crítica sobre as experiências, as realizações e os erros dramáticos dos comunistas no século findo.»

(*) Via Dotecome

2 comments:

Anónimo disse...

Fica-me a ideia de uma reflexão lúcida e honesta, mas também inteligente que, sendo de crítica, dispensa contudo o recurso à vulgaridade do anátema ou ao acto de contrição público.

Desejo apenas que - ao contrário do que tem sucedido com tantos outros - Henrique de Sousa não venha a ceder à tentação de procurar encontrar "a credibilidade e actualidade das contribuições notáveis de Marx, de Engels e de Lenine", que refere no seu texto, no ... PS ou no PSD :-)

nelson anjos

Joana Lopes disse...

Conheço muito mal o HS, mas espantaria-me-ia bastante se alguma das hipóteses que põe viesse a concretizar-se, Nelson.