28.6.09

Se quer ser padre, case-se primeiro











Em trânsito e depois de um breve zapping, parei na Rádio Renascença, onde Maria José Nogueira Pinto, João Ferreira do Amaral e um tal padre Hermínio Rico conversavam, segundo me pareceu, sobre falta de vocações na igreja actual. Fatal como o destino, acabaram por discutir a questão do casamento dos padres.

Está-se sempre a aprender. O dito padre disse-se convictamente a favor da ordenação de homens casados e, ainda mais convictamente, contra o casamento de homens ordenados. Explicando melhor: à imagem do que é prática corrente nas igrejas orientais, também Roma estará cada vez mais disponível para analisar, caso a caso, a situação de homens com família constituída, «com uma situação matrimonial claramente resolvida», que queiram tornar-se padres. Mas o inverso - ou seja, admitir o casamento de padres ordenados quando solteiros - é absolutamente «inconcebível» para Hermínio Rico. Porquê? Cito de cor: «Imaginem o que seria um padre a namorar!». Ou então: «Quando ele estivesse a confessar uma mulher, acabaria por estar sempre a perguntar-se a si próprio se ela queria ou não ser sua namorada.»

Que raio de argumentos! Tudo num mundo angélico e perfeito, em que padres já casados, ou definitivamente solteiros, nunca foram - nem serão - tentados a «namorar», no confessionário ou fora dele. Nem nunca «namoraram» - séculos e séculos de história estão aí para o comprovar. Haja deus!

6 comments:

Anónimo disse...

No meio disto tudo há coisas bem mais graves que vão passando ao lado como é o caso de um acordo secreto que vai ter lugar amanhã com a presença do ministro da cultura em que vão ser transferidos mais de 200 milhões do Orçamento do Estado directamente para os cofres da igreja católica ninguem sabe porque razão.

Joana Lopes disse...

Tem toda a razão - bem mais importante e mais grave.

Álvaro Teixeira disse...

Que acordo é esse? Pode dar mais promenores, Joana?

Joana Lopes disse...

Julgo que é isto:

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=73881

Anónimo disse...

"Acordo secreto"??

"200 milhões do Orçamento do Estado directamente para os cofres da igreja católica"??

Há poucas notícias do evento na net, mas as que há desmentem as atoardas (com o "Tem toda a razão" da Autora do blog) anónimas acima. Do que li, "o projecto irá candidatar-se a fundos comunitários" e destina-se a recuperar património religioso, que em muitos (senao mesmo todos) casos é Património Nacional, que mesmo os mais furiosos anti-clericalistas ou anti-religião não podem deixar de considerar que faz parte da nossa memória colectiva e que é necessariamente uma mais-valia para o nosso turismo.

Como disse, só conheço mesmo o que li nas notícias que consultei, depois de ter seguido o link que aqui colocou e só posso deixar de discordar de si e do/da anónimo/a, qua quanto a mim não têm razão nenhuma.

Pode ver nos seguintes links

- http://www.destak.pt/artigos.php?art=33865

- http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=96&did=61045

- http://www.fatimamissionaria.pt/noticia3.php?recordID=24686&seccao=2

Ass: João Carlos Mendes Gomes

Anónimo disse...

O sr. João Carlos Mendes Gomes é nitidamente um lambe-botas do clero que gosta de exibir os seus preconceitos e fanatismos, já para não falar das calinadas que dá com erros de ortografia.
Os seus argumentos caem por terra por si próprios, não precisam de contraditório.