20.7.09

A mais sofrida recordação da chegada à Lua












A de João Tunes:

«Pois eu lembro-me bem. Há quarenta anos eu não duvidava da chegada do homem à lua nem imaginava o Tomás a cortar a fita da inauguração da visita espacial, mas não celebrei o feito, antes o senti como sinto cada vez que uma bola entra na baliza do Benfica. Aquilo era mais uma invasão-ocupação do imperialismo norte-americano, do género posterior do Bush a entrar no Iraque. E arrepiava ver os gajos a espetarem a bandeira americana na lua. "Nós" a começarmos o jogo prontos para a goleada rematando com o "sputnik", a "Laika", o Gagarine e a Valentina, e aquela espécie de "andrades yankies" a levantarem a taça, lá na lua.»

Depois desta, de todas as gloriosas evocações dos mais velhos, das lembranças dos que eram criancinhas e se maravilharam certamente mais em sonhos do que acordados e de todos os muito mais novos, que não ousam confessar mas acham tudo isto mais do que normal, quase banal, aqui vai o meu 20 de Julho de 1969:

Sim, lembro-me muito bem, estava em ressaca de um desgosto de amor e deitei-me às 10 da noite. Sorry...

0 comments: