17.7.09

«Se diz que é homossexual, está feita a avaliação»

Oiçam mesmo, na íntegra, o que disse Gabriel Olim, director do Instituto Português de Sangue, sobre a recusa em aceitar dádivas de homens homossexuais.

Hoje, no noticiário das 13:00 da TSF. (Início: 1:58)

8 comments:

José Fernando Magalhães disse...

Minha cara,

sobre isso, escrevi isto

http://atributos-1.blogspot.com/2009/07/descriminacao-com-evidencias.html

Melhores cumprimentos

José Magalhães

Nefertiti disse...

Nem ouvi tudo... Anda tudo doido, é o que é!!

José Couto Nogueira disse...

Vamos lá por partes. Proibir que os homossexuais se casem, adoptem filhos e outros actos civis é uma descriminação violenta, porque afecta as suas vidas.
Agora, não aceitar que dêem sangue, seja com razões válidas ou inválidas, não afecta em nada a vida de ninguém. Se não os deixam dar, não dêem.
É desagradável, mas não é assim um direito sagrado que se perde. Ora tenham lá paciência!

Joana Lopes disse...

Mas o que está em causa aqui nem sequer é uma questão de direitos, mas sim um acto discriminatório praticado por alguém com responsabiidade num organismo público. Ninguém aceitaria que ele recusasse dadores porque têm olhos azuis ou porque têm menos de 1,70, certo? O IPS não é propriamente a casa dele...

Anónimo disse...

Ter olhos azuis NAO é factor de risco.
O dever do estado é fazer todos os possíveis para proteger quem recebe uma transfusao. Quem RECEBE. Se por isso pagar o justo pelo pecador, é chato, mas é assim. Porque é que estamos irritados com os direitos de quem quer doar e não o deixam e ignoramos os direitos de quem tem de receber a transfusao e não tem opcção?

Miguel Cardina disse...

Caro anónimo:

Mas ser homossexual é um factor de risco? Risco de quê? SIDA? Hipatite B? Sabe que neste momento são os heterossexuais que têm mais altas taxas de prevalência destas doenças?

O que ainda não percebi: que práticas têm os homossexuais que os heterossexuais não tenham e que os transformam num grupo de risco?

ana vidigal disse...

gostava de ver esse "inteligente" do IPS nesta situação:
a precisar urgentemente de sangue, e o unico dador compatível ser homossexual.

Joana Lopes disse...

Ora bem: nem hesitava!