22.8.09

A polémica sobre o último Avante! - talvez ainda vá no adro




















O artigo do Avante! desta semana, a que já me referi anteriormente, é notícia de primeira página do «Expresso» de hoje e passa assim para um novo patamar, não só em termos de notoriedade mas também na medida em que o jornal identifica expressamente a posição do PCP com a do seu chefe de redacção.

Como diz Paulo Pedroso no seu blogue, e eu assino por baixo, «…o PCP pode, querendo, esclarecer se a baixeza do seu funcionário corresponde à posição do partido ou não».

Aguardemos.

(A ler, na íntegra, o post de Paulo Pedroso.)

2 comments:

Anónimo disse...

Podemos esperar sentados, Joana. Mas o facto de aquele texto inqualificável não ter passado sem protesto da nossa parte já foi um passo avante... digo, um passo em frente.

Pedro Correia

Anónimo disse...

O que é estraordinário e significativo é que Joana Lopes ache que o título do Expresso coloque o assunto num novo patamar, sem ter uma palavra crítica (até P.Pedroso foi mais cuidadoso) sobre a patente e indevida extrapolação e «colagem» ao PCP que o jornal faz.

Como já foi dito por outros, toda a gente tem de saber que,mesmo na fase mais quente do processo Casa Pia,a direcção do PCP sempre se pronunciou com elevada contenção, sobriedade e não procedendo a nenhuma personalização, e é nessa atitude que, enquanto comunista,me revejo.

Não são dois parágrafos detestáveis numa CRÓNICA assinada por Leandro Martins no Avante! que permitem fazer pensar que o PCP mudou de orientação e atitude.

É certo que ele é chefe de redacção mas nem sequer escreveu no exercício dessa qualidade mas como um dos vários cronistas que escrevem para aquela página (chamada «Actual»).

E depois é da mais pura ortodoxia mental supor que cada linha que sai no Avante!, ainda por cima em crónicas ou artigos individualmente assinados,responsabiiza o PCP.

Quem for capaz de ter uma pequena noção do que são os ritmos e a dinâmica de um jornal, ainda que semanário e ainda que órgão central do PCP, calculará imediatamente que não é praticável (nem quanto a mim seria desejável politicamente) uma minuciosa apreciação prévia de textos de opinião.

E se esse esquema vigorasse no Avante! e no PCP, não faltariam os que viriam dizer que cá está mais uma prova de como eles são centralistas, controleiros e incapazes de conviver com opiniões e estilos diferentes nos seus colaboradores ou jornalistas !.

Além do mais, volta a haver dois pesois e duas medidas, mesmo tendo em conta as diferenças de matéria. O José Lello enquanto foi membro do Secretariado do PS teve frases muito ofensivas sobre seus camaradas de partido e ninguém na imprensa ou nos blogues veio responsabilizar o PS.

Por fim acho muito estranho que ninguém ligue nenhuma ao testemunho - que por mim tenho como sincero - do Vítor Dias que já declarou no seu blogue por várias vezes que, durante décadas, escreveu e assinou centenas artigos e crónicas para o Avante! e que, incluindo os 14 anos em que foi membro da Comissão Política do PCP, jamais considerou que eles responsabilizassem o PCP e sempre sustentou que a responsabilidade nele começava e nele acabava.

ALEXANDRE FRAGOSO