8.11.09

Desta vez, cairá só um dominó



O gigantesco dominó pintado por crianças, que será derrubado no fim das comemorações como símbolo da queda do Muro, recordou-me que em 1989 eu vivia na Bélgica, que o meu filho tinha treze anos e frequentava o 8º ano numa escola de Bruxelas.

A escola inteira mobilizou-se para que os alunos percebessem o significado do que estava a acontecer. Na cadeira de História, mas não só, a matéria que estava a ser dada foi interrompida e durante muitos dias substituída por outra adequada às circunstâncias. Viram-se filmes, houve que fazer leituras, trabalhos individuais e de grupo.

Para aqueles miúdos tudo isso foi fundamental, não só para o conhecimento e a vivência dos factos e do seu valor simbólico, como para a compreensão dos alucinantes meses que se seguiram. Por exemplo, sei que em Portugal a transmissão foi feita em diferido, mas na Bélgica vimos em directo, ao vivo e a cores, a execução de Nicolae Ceauşescu e da mulher no dia de Natal – o enquadramento histórico ajudou a «digerir» a terrível violência das imagens.

Porque sou optimista, quero crer que amanhã alguns dos nossos professores vão gastar cinco minutos para explicarem que, há vinte anos, algo de importante se passou na Europa, a menos de 3.000 quilómetros de Portugal. E que não foi propriamente um desafio de futebol…

3 comments:

Anónimo disse...

Da Wikipedia, que cita:

The Ceauşescus were executed by a firing squad consisting of elite paratroop regiment soldiers Ionel Boeru, Dorin Cârlan and Octavian Gheorghiu, while reportedly hundreds of others also volunteered. The firing squad did not wait for the Ceauşescus to be tied up and blindfolded, as is customary, but instead began shooting as soon as they appeared. The firing happened too soon for the film crew covering the events to record it[13]. After the shooting the bodies were covered with canvas. The hasty trial and the images of the dead Ceauşescus were videotaped and the footage promptly released in numerous western countries. Later that day it was also shown on Romanian television.

Joana Lopes disse...

E?
O que foi violento foi tudo o que precedeu a morte propriamnente dita(já não tenho presentes detalhes, ms hei-de rever no Youtube), a prisão, os interrogatórios, etc. e o desfecho.
Iri jurar que tinha visto em directo, mas dmito que não. Sei que cá foi transmitido mais tarde.

CCF disse...

Óptimo ensino esse que teve o seu filho, mas é muito optimista sim!

~CC~