30.11.09

A linguagem que não engana



Estes e outros «princípios», num jornal distribuído numa das viagens de avião que fiz na Birmânia. Quem tiver lido o que aqui escrevi ontem não estranhará certamente o fraseado típico de todas as ditaduras.

Elucidativos também «os objectivos» abaixo enunciados (clicar na imagem para ler). Num país em que a esmagadora maioria da população é paupérrima, são especialmente chocantes os «Quatro objectivos sociais»:
* Elevar o moral e a moralidade de toda a nação.
* Elevar o prestígio nacional e a integridade, a preservação e a defesa da herança cultural e do carácter nacional.
* Elevar o dinamismo do espírito patriótico.
* Elevar os níveis de saúde, aptidões e educação de toda a nação.

Só um exemplo para se medir como estas afirmações são escandalosas: numa longa viagem de avião, um amigo meu veio a conversar com um médico inglês, já reformado, que regressava de três semanas de voluntariado na Birmânia, chocadíssimo com o número de povoações sem qualquer tipo de assistência médica disponível a uma distância de utilização viável. E nas cidades onde existem hospitais públicos, os médicos forçam sistematicamente os doentes a transitarem para os seus consultórios privados.

É a corrupção generalizada, neste domínio como em muitos outros: por exemplo, só se consegue um passaporte ou um cartão de telemóvel praticamente pelo dobro do preço oficial. Como no resto do mundo? Não: aqui joga-se num outro campeonato.

2 comments:

Luís Bonifácio disse...

Estabilidade, Estabilidade.

Isso lembra-me qualquer coisa, mas já não sei bem o quê

Joana Lopes disse...

Pois... Lembra muitas e variadas coisas.