4.11.09

O PCP e a queda do Muro de Berlim

 

Assim como princípio de conversa e até que o texto esteja online no site daquele partido. A Lusa distribuiu esta manhã, às 8:32, um comunicado que começa assim:

«O Partido Comunista Português considera que 20 anos após a queda do Muro de Berlim “o mundo está hoje mais injusto, mais desigual, mais perigoso e menos democrático” e que aumentou a “opressão e exploração dos povos - a começar por muitos dos ex-países socialistas, com a regressão de direitos laborais, a privatização de funções do Estado, com a ofensiva contra direitos e liberdades historicamente alcançados”.»

Por mais que me considere psicologicamente preparada para este tipo de posições do PCP, afinal não estou - ainda me espantam. Para já é tudo.
Festejemos, sim, a queda do Muro - sem o PC.

(Alertada pela M. João Pires para a existência do comunicado, acabei por encontrar a informação aqui.)

3 comments:

Eduardo Miguel Pereira disse...

Desgosta-me profundamente que o PCP tenha tido esta postura.
De facto é uma pena que não se livrem do seu passado Estalinista.
É pena para eles, e é pena para Portugal, que precisa, urgentemente, duma verdadeira esquerda (e daqui já estou a excluir o BE) credível e desempoeirada.

José de Sousa disse...

Uma citação de Adam Michnik: “ A pior coisa do comunismo é aquilo que se lhe segue”.
In “Pós-guerra – História da Europa desde 1945” de Tony Judt, pág.748

Anónimo disse...

Até eu, que penso que da antiga ideia de democracia, herdada dos gregos, o ocidente moderno espremeu-lhe o sumo, deitou-o fora e limitou-se a aproveitar a casca, que é como quem diz - a forma - fico apalermado com declarações destas.

E esclarecendo a outra metade do meu espanto: ao contrário do que o outro dizia, a história também não acaba aqui. E para além de me espantarem estas declarações do PCP, devo confessar que não me espantam menos as declarações de muitos democratas - a generalidade ? - que erigiram a democracia ( a real) num novo muro, para além do qual também é proibido olhar.

nelson anjos