18.2.10

Candidatos a PR 2011




... em breve, num país bem perto de si.

Direi o que penso sobre este assunto - e as interrogações que ele me suscita -, quando a poeira pousar um pouco. Entretanto, aconselho a leitura não só deste post do Miguel Serras Pereira, como da conversa que ainda continua na Caixa de Comentários.

7 comments:

Jorge Conceição disse...

Acaba de me ser reenviada a mensagem seguinte:
"Cara(o) Amiga(o), convido-a(o-te) a estar presente sem falta no auditório do Padrão dos Descobrimentos em Belém amanhã, sexta dia 19 às 19h30 para uma declaração que farei ao País (Candidatura à Presidência da República). Neste momento tão difícil para Portugal ergo-me LIVRE e INDEPENDENTE dos partidos, porque ACREDITO em PORTUGAL. Se confia(s) em mim para PR de Portugal esteja(s) presente: far-me-há(s) muita honra. Do amigo Fernando Nobre."
(Sublinhados no texto).

Vitor M. Trigo disse...

Se este texto é verdadeiro (isto é, se não é inventado para denegrir o candidato), tal como está - não me agrada.
Trata-se dum claro ataque aos partidos e ao sistema partidário, o que não me agrada.
Limitação minha, talvez, mas não consigo imaginar uma democracia sem partidos.
Foi por isso que não gostei de ver alguns amigos meus bloquistas a apressarem-se a esclarecer-me que a candidatura de MA tinha, para eles e acima de tudo, o mérito de não ser uma candidatura partidária.
Estão agora a ver no que pode acontecer quando se brinca com o fogo? Podem queimar-se.
Jorge, pf tome nota que quando coloco a hipótese do texto poder não ser verdadeiro não estou a pensar que a possível falsificação tenha algo a ver consigo. OK?

Jorge Conceição disse...

Vitor, vou tentar almoçar amanhã com quem me enviou o SMS e tirarei a limpo quem lho terá enviado. Isso poderá fazer luz sobre a eventualidade duma manobra concertada.

xatoo disse...

bom
haverá outras formas de associação e organização politica sem ser os partidos (que se transformaram numa mera séde de interesses corporativos)
podemos sempre sobrepôr essas novas formas à forma gasta da dominação de classe...
que diacho a forma "Estado" (o aparelho de dominação da burguesia inventado pela indústria emergente) também já foi nova; uma coisa relativamente recente, desde Westfalia, e não há-de de certeza durar para sempre...

Joana Lopes disse...

xatoo, não digo que não, muito pelo contrário: espero que este tipo de regimes em que vivemos tenha, se não os dias, pelo menos os anos contados.
Mas, entretanto, quando estão em causa as suas engrenagens - neste caso eleições presidenciais -, há que evitar populismos que só o reforçam (o tal regime).

Jorge Conceição disse...

Vitor, o texto é verdadeiro e foi recebido directamente de Fernando Nobre pelo meu interlocutor, com quem se relaciona há vários anos.

Vitor M. Trigo disse...

Pois Caro Jorge,
se o texto é autêntico lamento-o.
Não gosto de fazer juízos de intenção, mas, de facto, "ergo-me LIVRE e INDEPENDENTE dos partidos, porque ACREDITO em PORTUGAL, volto a dizer - não gosto mesmo nada.
Não é o mesmo de p.e. "ergo-me LIVRE e INDEPENDENTE. ACREDITO em PORTUGAL".
Parece o mesmo, mas não é. Pelo menos para mim, embora admitindo que esteja a ser demasiado preciosista.
Só conheço FN pela obra que tem realizado, que é enorme. Não lhe conheço o pensamento político, para além de algumas entrevistas que deu sobre a sua actividade na AMI e alguns artigos que escreveu.
Fico com a ideia de já o ter visto a apoiar o BE, o MSoares, e tenho uma leve ideia de Cavaco também. Um verdadeiro multipartidário...
Mas também sobre MA: conheço a sua poesia que aprecio muito, e algumas atitudes de "pé dentro - pé fora" que não gosto nada. Note-se que penso o mesmo de todos os militantes "pé dentro - pé fora". Não me merecem confiança.
Obrigado pelo seu esclarecimento.
Um abraço.