16.2.10

«Desde a Rampa ao Palmar»




Já em tempos publiquei um post sobre estas Marchas Populares. Tenho-as todas, com letra e partituras, e hoje saíram da gaveta para divulgar uma delas, como «bónus» para um excelente texto sobre a Polana publicado ontem por ABM no ma-shamba. Fica para o espólio de antiguidades moçambicanas que por ali estão a ser reunidas.

Está online na íntegra (com a pauta e notas, claro), mas não resisto a pôr também aqui a letra - com toda a ingenuidade dos anos 40 do século XX, lida com os olhos críticos destes nossos anos 10…



P.S. - Eram sete os bairros representados nas Marchas: Alto Maé, Baixa, Carreira do Tiro, Malhangalene, Maxaquene, S. José de Lhanguene e Polana.
E havia, para além destas, «uma marcha sobre um motivo indígena» - em shironga…

4 comments:

ABM disse...

Sra D Joana,

O velho Rádio Clube de Moçambique era um "case study" de iniciativas culturais que são interessantes e merecem estudo. Eu não sabia destas marchas e achei muito curioso, quase incompreensível nos dias que correm. Obrigado

Joana Lopes disse...

Deve ter sido um acontecimento!

A minha mãe cantarolou algumas - entre elas esta - durante décadas.

Anathelion disse...

Que engracado! Nao fazia ideia de que tambem se tinham feito marchas em Maputo. Embora so tenha la vivido a partir de 94, nunca ouvi falar de tal evento... Obrigada!

umBhalane disse...

...a partir de 94, vindas de 1974,

passou-se a dançar e/ou falar de "coisas" mais importantes - revolucionárias!