27.2.10

Entretanto, em Cuba




Quatro presos políticos, todos membros do Grupo do 75, detidos na Primavera Negra de 2003 e identificados pela Amnistia Internacional como «presos de consciência», iniciaram uma greve de fome como forma de solidariedade com Orlando Zapata. A eles se juntou, na sua própria casa, um jornalista.

O porta-voz da Comisión Cubana de Derechos Humanos y Reconciliación Nacional pede-lhes que desistam porque está provado que regimes como os de Raúl Castro não respondem humanamente a este tipo de iniciativas.

Entretanto também, e lamentavelmente, Lula da Silva, que se encontrava em Havana quando morreu Orlano Zapata, considerou, já de passagem por El Salvador, «que no se puede juzgar el gobierno de un país por la actitud de un ciudadano que se declara en huelga de hambre» e recusou-se a dar opiniões sobre as atitudes de outros governos, a «meter a colher onde não é chamado».

Chamados somos todos, e Lula também, enquanto homens como nós forem condenados, e morrerem, pela simples razão de lutarem pela liberdade. E enquanto ditaduras como a de Cuba não desaparecerem do mapa, em pleno século XXI, é o próprio progresso da humanidade que está em causa.

P.S. - A ler: La muerte valiente de Zapata

7 comments:

xatoo disse...

ooops! parece que me enganei... nunca pensei vir parar ao Arrastão...

Joana Lopes disse...

xatoo, descubra as diferenças :-)

Carlos Vidal disse...

amigo xatoo, apesar de tudo, o "arrastão" é melhor do que isto. Pelo menos, o "arrastão" existe, e isto não. Acho que vieram aqui 4 ou 5 pessoas na última hora, e uma delas foi a dona da casa.

Manuel Vilarinho Pires disse...

Joana,
Eu, que te visito há pouco tempo, nem sempre consigo entender bem o que é aqui escrito e vejo-me impelido a fazer as perguntas infantis...
Este senhor é mesmo um entusiasta das audiências, ou apenas está a tentar manifestar o desagrado pelo teu "post", diminuindo o site e a dona?

Joana Lopes disse...

Não sei, Manel, nem me interessa se queres que te diga...
Se queres conhecê-lo melhor, lê-o em
http://5dias.net/

Anónimo disse...

" Respecter l´existence et la liberté humaines d´autrui, voilà toute la morale; les aimer,voilà la vertu et la grâce de l´homme. Travailler à sa propre émancipation complète par l´émancipation de tout le monde, au moyen de la révolte individuelle et collective d´abord, et plus tard au moyen du travail, de la science et de l´organisation collective, sur les bases de l´égalité et sans autre directeur que la liberté de chacun et de tous, voilá le devoir et le droit". M.B.

Bom post. O Blogue quer-se mais Radical,com mais sal e pimenta! Niet

Manuel Vilarinho Pires disse...

Boa tarde, Joana,
Obrigado pela sugestão, mas acho que vou prescindir.
Parece-me um comuna ressabiado, daqueles que se deixaram fascinar pelo comunismo pela faceta autoritária que prometia, e não conseguiu sustentar, e não sinto necessidade de conhecer melhor o que pensa ou escreve.
Pois que aplauda a ditadura cubana, enquanto ela dura...
;-)