12.3.10

É uma gente comunista, está à vista


A Forbes acaba de revelar a lista dos mais poderosos multimilionários do mundo, em 2009. Nela figuram 64 chineses - três vezes mais do que em 2008 -, à cabeça dos quais o deputado Zong Qinghou.
Prevê-se que, dentro de quinze anos, o primeiro lugar possa vir a ser ocupado por um cidadão do Império do Meio, muito provavelmente ligado ao domínio das TIC – um qualquer Bill Gates chinês, portanto.

Mao deve dar umas voltas no seu horrível mausoléu da Praça Tiananmen e o camarada José também não se deve sentir lá muito bem, já que a Rússia é o país europeu com mais nomes na lista da Forbes.

Ou estarei enganada e era aqui que se pretendia chegar?

(Fonte), entre outras.

5 comments:

Manuel Vilarinho Pires disse...

Piadinha dos anos 70: "o capitalismo é a exploração do homem pelo homem; o comunismo é exactamente o oposto..."

Estranhamente, não vejo nenhuma referência à família dos Santos. Será que off-shores e testas de ferro não foram incluídos nas contas?

Joana Lopes disse...

Boa pergunta, mas não «esmiucei» a lista.

Manuel Vilarinho Pires disse...

Eu comecei e depois desisti.
É preciso andar à procura em 40 écrans de 25 nomes cada um e como não é para saber nada de bom decidi dedicar o meu tempo a causas alternativas.
Mas pesquisando o "site" pelo nome do senhor, aparecem notícias da luta que ele está a fazer contra a corrupção.
LOL

Anónimo disse...

ninguém da família dos Santos aparecerá na lista porque a Forbes não pode contar com contas na Suíça e off-shores

Manuel Vilarinho Pires disse...

É verdade.
O que é calculado na Forbes inclui os activos limpos ou, pelo menos, transparentes, ou seja, "publicly traded and privately held companies, real estate, paintings, gems, yachts and planes, plus hoards of cash", de acordo com "http://www.forbes.com/forbes/2010/0329/billionaires-2010-wealth-estates-stocks-yachts-fortunes-methodology.html".
Testas de ferro, off-shores ou contas secretas ficam de fora.
Que pena...
A presença de destacados "irmãos" dos PALOP ao lado dos 2 portugueses e dos 18 (!) brasileiros encher-nos-ia certamente de orgulho.
Até lhes podiamos aprender o hino, Joana! ;-)