22.4.10

Apoio à carta de Hans Küng


O teólogo Hans Küng escreveu recentemente um «Carta aberta aos bispos católicos de todo o mundo», que tive ocasião de oportunamente referir.

Recebi ontem por mail um documento do Movimento Internacional Nós somos Igreja, onde é pedido a todos os católicos que apoiem a referida carta:

«O Nós Somos Igreja pede a todos os fiéis que enviem aos seus bispos e núncios e-mails e cartas de apoio à carta aberta de Küng. A actual crise e a insuficiência da resposta à crise por parte das autoridades eclesiais demonstra com urgência inaudita que as reformas estruturais segundo o Concílio Vaticano II que o Nós Somos Igreja pede há 15 anos não podem ser adiadas.» (…)

«Os cinco anos do pontificado de Bento XVI revelam cada vez mais a debilidade fundamental de todo o sistema da Igreja Católica Romana – a sua constituição hierárquica, "uma sociedade a duas velocidades" sacerdotes / leigos, o centralismo romano.»

Trata-se de um texto importante que pus online e que aconselho especialmente aos católicos que por aqui passam regularmente.
...

5 comments:

Anónimo disse...

Fico sensibilizado pelo cuidado que tantos não-católicos põem no bem da Igreja Católica.
Creio que poderiam derramar a boa vontade por outras confissões religiosas e, sendo certo que nem tudo vai bem entre os irmãos muçulmanos, seria útil que fossem enviadas cartas - com o respectivo remetente - sobre as necessárias reformas a entidades religiosas muçulmanas.
Como católico não marxista, não simpatizante com o relativismo, nem com o aborto, nem com a adopção por homossexuais, nem simpatizante ou conivente com qualquer ditadura política ou com a espiritual do politicamente correcto, agradeço a boa vontade, mas creio que, com a assistência de Espírito Santo a Igreja saberá continuar.

Joana Lopes disse...

Se fosse meu hábito usar palavrões, teria começado esta resposta por um qualquer.

Já que nem tem coragem para assinar o seu nome, e se não é seu costume ler-me, fique a saber o seguinte: eu fui católica muitos anos, hoje não o sou, mas respeito e admiro quem ainda tem força e persistência para lutar por valores que muito apreciei.

Este documento foi-me enviado por uma dessas pessoas, a mais antiga de todos os meus amigos, que conheço desde os bancos da escola.

Apesar de não acreditar, de todo, na eficácia de iniciativas como esta, divulguei-a com a melhor das intenções porque sei que há quem passe por aqui e vá buscar forças a textos como este.

Se não é o seu caso, está dispensado de cá voltar, ninguém o obriga, certo?

Alexandra Tavares-Teles disse...

Caro anónimo católico, espero que me dê licença, a mim, cristã católica, para lhe dizer o seguinte: comece por não relativizar o comportamento dos padres pedófilos e o encobrimento dos crimes pelos responsáveis da Igreja de Roma, sim? Depois disso, venha cá então dizer qualquer coisa. E por favor, deixe o Espírito Santo de fora disto. Isso sim, é um favor que faz à Igreja.

Miguel Serras Pereira disse...

Cara Alexandra Tavares-Teles,

eu diria - como não-católico, mas se ainda o fosse, quero crer que o diria do mesmo modo - que talvez fosse de acrescentar ao que você escreve: "deixe o Espírito Santo de fora disto. Isso sim, é um favor que faz à Igreja", e ao próprio Espírito Santo. Tanto mais que suponho que continue vigente, na Igreja, o preceito de não invocar o nome de Deus em vão.

Cordialmente

msp

Cardeal Bertone disse...

Oh católico anónimo,não isto, não aquilo,não aqueloutro: Estas excomungado e se voltas a invocar o Espírito Santo enfio-te o meu báculo onde sabes.