14.5.10

Saldanha Sanches


Morreu esta madrugada. Pode ser lida aqui uma longa entrevista dada em 2008, em conjunto com sua mulher, Maria José Morgado - sobre a vida, a juventude, a militância.
...

4 comments:

São disse...

Um dia demasiado triste, este.
Bjs
São

Manuel Vilarinho Pires disse...

Obrigado pela entrevista, Joana!
Não responde à minha pergunta de "...para que serve a esquerda?", mas está lá tudo o que explica que eu não seja de (nem nunca tenha militado na) esquerda, mesmo anos antes de ter percebido, pela micro-economia, que Adam Smith permite enriquecer enquanto Marx condena à pobreza, dando corpo ao ditado "de boas intenções está o inferno cheio".
Quanto ao Saldanha Sanches, que nunca conheci, tanto o que diz na entrevista, como o ar de bonomia que sempre lhe vi, me fazem pensar que a sua morte não é razão para ficar com cara de funeral... deve ter tido uma boa vida, porque tinha a capacidade de fazer, da vida, boa!

Joana Lopes disse...

Tens razão, Manel quanto ao que dizes sobre o SS. Conhecia-a muito mal (mais por mail do que outra coisa), mas tinha a força e a alegria que referes.

Manuel Vilarinho Pires disse...

...e pelo meio, esqueci-me do que tinha querido dizer entre o segundo e o terceiro parágrafo...
É que é gente que arrepiou caminho por apego á liberdade, de que vão falando aqui e ali ao longo da entrevista, com o que me identifico muito, e que é talvez o conceito mais fundamental que tenho na minha vida.