10.7.10

Cubanos em Espanha - Emigrantes? Exilados? Deportados?


São dez os presos a quem o Arcebispado de Havana já comunicou que partirão em breve para Espanha, os primeiros cinco no início da próxima semana. Directamente da prisão para o aeroporto (atenção: não poderão ir a casa…), onde serão emitidos os documentos necessários, ao mesmo tempo que se despedirão dos familiares que não os acompanharem na viagem.

Entretanto, são muitas as dúvidas quanto aos exactos pressupostos em que serão libertados. Para Espanha, serão imigrantes e não exilados. Também não se considera tratar-se de uma deportação, já que funcionários da embaixada espanhola em Cuba, bem como autoridades eclesiásticas, estarão a entrevistar cada preso para garantir que partem todos voluntariamente e, também, porque não está excluída a possibilidade de regressarem um dia a Cuba, se forem autorizados.
Para Cuba, são exactamente o quê? Não se sabe: Raúl Castro continua ruidosamente calado.

Mas a pergunta a que ninguém responde, apesar de simples e directa, é pura e simplesmente a seguinte: o que acontecerá na hipótese, nada improvável, de alguma das 52 pessoas elegíveis neste processo se recusar a sair de Cuba? Continuará na prisão? «Después, cuando ya esté en marcha, veremos cómo se resuelven los problemas y qué sucede con los que quieren quedarse en Cuba», terá dito uma fonte diplomática.

Modo um tanto «levezinho» de tratar o problema? Talvez não, tudo deve estar rigorosamente previsto.

P.S. – São muitas as fontes de notícias da dissidência e muitas as reacções, como por exemplo esta:
...

1 comments:

Anónimo disse...

Triste regime aquele que liberta, mas deporta as vozes incómodas...

Sinal de fraqueza...